Buscar

Aula como organização de ensino Resumo 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Manuel José Abrão
Cadeira: Didáctica Geral - I
Resumo 
A aula como forma de organização do PEA 
Significado da aula
Para LIBANEO apud SCARPELINI (2007), chama-se aula o conjunto dos meios e condições pelos quais o professor dirige e estimula o processo de ensino em função da actividade própria do aluno no processo da aprendizagem escolar, ou seja, a assimilação consciente e activa dos conteúdos.
O ambiente de aprendizagem apresenta dois (2) níveis:
Nível reflexo: Refere-se as nossas sensações pelas quais desenvolvemos processos de observação e percepções das coisas e nossas acções motoras no ambiente.
Nível cognitivo: Refere-se a aprendizagem de determinados conhecimentos e operações mentais, caracterizada pela apreensão consciente, compreensão e generalização das propriedades e relações essências da realidade.
A estrutura didáctica da aula: fases e sua inter-relação dinâmica e dialética.
O trabalho docente, sendo uma actividade intencional e planejada, requer estruturação e organização, a fim de que sejam atingidos os objectivos do ensino. A indicação de etapas do desenvolvimento da aula não significa que todas as aulas devam seguir um esquema rígido. A opção por qual etapa ou passo didáctico é mais adequado para iniciar a aula ou conjugação de vários passos numa mesma aula ou conjunto de aulas depende dos objectivos e conteúdos da matéria, das características do grupo de alunos, dos recursos didácticos disponíveis, das informações obtidas na avaliação diagnostica, etc. por causa disso, ao estudarmos os passos didácticos, é importante assinalar que a estruturação da aula é um processo que implica criatividade e flexibilidade do professor, isto é, a perspicácia de saber o que fazer frente a situações didácticas especificas, cujo rumo nem sempre é previsível.
Trabalho com a matéria velha Exercícios; recordação; e memorização. Articulação entre as fases mediante: Consolidação, recordação, sistematização, fixação e aplicação. Controlo e avaliação Estruturação de uma aula. Fases da aula e sua dialéctica Preparação e introdução da matéria. Esta fase corresponde ao momento inicial da preparação para o estudo da matéria nova. Ela compreende a preparação do professor, dos alunos, a introdução da matéria e a colocação didáctica dos objectivos. Antes de entrar na sala e iniciar a aula, o professor precisa preparar-se através de um planeamento sistemático de uma aula ou conjunto de aulas. Ela assegura a dosagem da matéria e do tempo, o esclarecimento dos objectivos a atingir e das actividades que serão realizadas, a preparação de recursos auxiliares do ensino.
No início da aula, a preparação dos alunos visa criar condições de estudo; mobilização da atenção para criar uma atitude favorável ao estudo, organização do ambiente. É nesta fase que encontramos a motivação inicial que inclui perguntas para averiguar se os conhecimentos anteriores estão efectivamente disponíveis e prontos para o conhecimento novo. O professor fará a colocação didáctica dos objectivos, estes que irão ajudar ao aluno a terem clareza dos resultados a atingir. Os objectivos devem ter significado real para a experiência social dos alunos.

Outros materiais