Buscar

Times autoorganizados

Prévia do material em texto

GESTÃO DE TIMES ÁGEIS
Times auto-organizados e multifuncionais
O objetivo junto com o empirismo, é maximizar o trabalho das pessoas juntas, em equipes. Um pequeno time que possui um foco muito claro sobre o produto, acaba tendo menor complexidade em ver como funciona. Para tentar amenizar esses impactos, é estabelecido duas regras rigorosas:
Ser auto-organizado:
· Nos métodos tradicionais os esforços de gestão são separados e centralizados;
· No método ágil, é o time que faz o planejamento, a execução e controle do seu trabalho;
· Os times que são auto-organizados, reduzem a sobrecarga de gestão e comunicação.
Ser multifuncional:
· O time terá toda a capacidade de realizar com competência o trabalho sem depender de outros que não fazem parte do time;
· O time fica totalmente responsável em dar vida ao produto, assumindo total responsabilidade na execução.
O time deve ser multifuncional, possuindo habilidades diferentes para fazer tudo que é necessário para realizar a entrega, sendo assim, separados por células multifuncionais ao invés de células por especialistas.
TIME-BOX
Existe o tempo máximo pré-definida na agenda, o momento que o tempo acaba, evento acaba também, pode até terminar antes, mas nunca depois do tempo estabelecido. Isso traz benefícios, promove a auto-organização, reduz riscos, promove foco.
Construção de times fortalecidos
Um líder deve incentivar o máximo possível que a formação do time seja fortalecida e com mais autonomia, perante ao trabalho realizados e nas decisões necessárias. Esses times fortalecidos têm duas características principais: Auto-organizados e Autogerenciados.
Ser auto-organizado permite o aprendizado, se ocorres um erro, é considerado parte desse processo. O planejamento de iteração faz com que os membros do time selecionem os trabalhos de acordo com as prioridades do cliente, e como que irão alcançar esse objetivo com interações mais efetivas.
Esse poder auxilia muito na organização e a usar pessoas com essa habilidade de se autogerenciar.
Autogerenciamento
Membros desse time é quem decidem como melhor trabalhar juntos, criando normas e acordos que permitem mais facilidades de alinhamento de valores. Essas normas, geralmente são acordos operacionais de valores compartilhados e como a equipe vai operar.
O papel do gerente de projetos
Gerente ágil X Tradicional
O tradicional: 
· Responsável primário pelo sucesso/fracasso;
· Determina as atividades;
· Dá ordens;
· Faz micro gerenciamento;
· É o “chefe” do time.
O ágil:
· Responsável em conjunto pelo sucesso/fracasso;
· Ensina a auto-organização;
· Facilita as reuniões;
· Encoraja o time e não dá ordens;
· Não faz micro gerenciamento.

Continue navegando