Buscar

REDAÇÃO 5 - Princípios do prazer e realidade, energia libidinal e falta da libido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REDAÇÃO - EXERCÍCIOS DE PSICANÁLISE
MÓDULO 05
Princípios do prazer e realidade, energia libidinal e falta da libido
O físico alemão Albert Einstein em 1905 fez a grande descoberta da energia relativista, que explica e fornece uma expressão de equivalência entre massa e energia de um corpo, ou seja, qualquer massa possui energia associada e vice-versa.
Pensando nessa idéia, podemos entender que nesse amontoado de energias, os seus infinitos recursos como a compreensão da energia sexual e a fusão com uma das mais importantes e poderosas energias que temos a que se coloca como mais importante é o amor. Não é possível ensinar uma fórmula para o relacionamento ser duradouro, mas posso afirmar que em comum em todos os relacionamentos existe a energia libidinal, sincronicidade do casal, bem-estar físico e principalmente emocional. 
Compartilhar uma vida inteira com quem amamos provoca no corpo uma expansão de energia e se mistura com o ato de fazer amor e sentir amor, esse contexto se transforma em uma poderosa união que revigora e transforma, essa convivência e compartilhamento de sentimentos, interesses e momentos transforma a vida e traz uma sensação imensa de satisfação e bem estar. 
Nesse sentido, segundo a Teoria da Personalidade de Freud o princípio do prazer é o que guia o ID, isso quer dizer que o ID é a força, a pressão que impulsiona, é a satisfação imediata dos impulsos humanos já o princípio da realidade vem para não deixar que superemos os limites, faz com que o sujeito não se sinta desconfortável após comportamentos fora dos padrões morais. O princípio do prazer e da realidade podem ser considerado importantes conceitos psicanalíticos. Apesar de, em alguns momentos, serem colocados como opostos, percebe-se que são conceitos que se complementam e se manifestam corriqueiramente em nosso dia a dia.
Mas o que motiva a relação? A convivência a dois? O que impulsiona? O que seria essa Energia libidinal? 
Libido nada tem a ver com sexualidade, Sigmund Freud se refere a esses fenômenos relacionados à libido como uma energia psíquica, como uma energia das pulsões sexuais. A libido não corresponde a um conceito apenas de referências práticas, objetivas, mas também a conceitos teóricos que podem vir a explicar alguns casos psíquicos.
Consolidando a idéia de que a libido significa desejo ou anseio, e foi caracterizada por Freud como uma energia aproveitável para os instintos da vida, sabendo que o ser humano tem uma fonte inesgotável de energia separada para cada um dos instintos gerais da vida devemos observar a tendência que o sujeito tem de buscar uma descarga rápida dessa energia gerada e estimulada pelo objeto de desejo. 
Não importa qual seja o tipo do desejo você tenha, pode ser desejo em adquirir algum produto, ir a algum lugar, comer ou beber algo, o sujeito sempre terá que descarregar esse desejo de maneira que não haja tempo de acontecer a frustração do desejo não correspondido. Sendo assim se o desejo for de comer, beber ou obter algum produto se realizará comprando, e se for o desejo de conquistar alguém inicia a paquera. 
Esse é um pequeno exemplo usado para apresentar a grandiosidade da teoria da energia libidinal que está muito distante de ser uma explicação completa sobre sexualidade que equivocadamente não está ligado exclusivamente ao ato sexual ou às genitálias. 
É claro que dentro desse conceito ainda teremos uma série de desdobramentos relacionados às neuroses ligadas à sexualidade, assim como essa carga de energia libidinal podemos falar da falta dela e suas conseqüências. Os hormônios que controlam a libido sexual para os homens é a testosterona e para as mulheres é o estrogênio, sabendo disso é natural que em alguns períodos dos meses a mulher tem mais ou menos interesse sexual. É natural que a mulher tenha maior libido no seu período fértil onde tem um aumento do estrogênio.
Diversos fatores podem causar a diminuição ou falta do desejo como por exemplo o estresse, alterações hormonais, traumas emocionais, impotência sexual, dor durante a realização sexual, problemas no relacionamento, o fumo, remédios, pode ser sintomas de ansiedade ou depressão, então quando é observado a diminuição dessa energia, desse desejo é importante tomar algumas atitudes ou realizar a mudança de alguns hábitos. 
	É de suma importância que o indivíduo busque se auto avaliar e tente entender como que esses fatores externos podem influenciar diretamente dos seus desejos, seja de forma direta ou psíquica, neste sentido, apresento a idéia de que o conceito da sexualidade e energia libidinal dentro da psicanálise é uma energia que circula direcionada por um princípio de prazer e noções de realidade, normas, regras e leis da sociedade que são apresentadas ao sujeito. 
	Podemos concluir que o conceito de energia libidinal e sexualidade têm muito a ver com os desejos, com os prazeres que a vida pode proporcionar bem como o desejo relacionado ao sexo ou ao desejo de conquistar algo, além disso essa energia também pode ser descarregada em ambientes, contextos sociais e culturais, aquisição de bens e materiais, atitudes, trabalho, carreira, posicionamentos e ações.
Obs: Esse texto é uma criação exclusiva, 100% autoral e de minha responsabilidade, inspirado nos meus estudos e leituras sobre diversos temas.

Outros materiais