Buscar

6º ANOS - LINGUAGENS E CÓDIGOS

Prévia do material em texto

CENTRO ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DANIEL COMBONI
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS (APNPs)
	ALUNO: ANO: 6º 01
PERÍODO DE EXECUÇÃO: 08/03/2021 a 19/03/2021
ÁREA DE CONHECIMENTO: Linguagens e Códigos 
COMPONENTES CURRICULARES: Arte, Língua Portuguesa, Educação Física; Língua Inglesa.
PROFESSORES: Remilda Pereira de Amorim Teles; Valéria Marques Pereira da Silva; Jéssica Gava Biazatti; Lucyleila Gerker.
OBJETOS DO CONHECIMENTO: Arte: Propaganda; Língua Portuguesa: Compreensão em leitura (Gênero textual: Notícia); Produção de texto; Forma de composição do texto; Educação Física: Anamnese e Exame Antropométrico; Língua Inglesa: Hipóteses sobre a finalidade de um texto.
	Referência / Link 
Arte: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/marketing/o-que-e-propaganda/53698 
Língua Portuguesa: https://escolakids.uol.com.br/portugues/conhecendo-um-pouco-mais-sobre-a-noticia.htm; https://www.arceburgo.mg.gov.br/alunos-passam-por-avaliacao-antropometrica/ https://escolakids.uol.com.br/portugues/textos-jornalisticos.htm; https://brasilescola.uol.com.br/redacao/a-argumentacao.htm; http://www.portaldapropaganda.com.br/noticias/11877/campanha-de-johnsons-reforca-que-em-cabeca-de-crianca-so-o-que-e-de-crianca/
Educação Física: https://www.sallet.com.br/avaliacao-nutricional-antropometria-e-bioimpedancia-voce-sabe-como-sao-feitas
Língua Inglesa: https://www.santos.sp.gov.br 
	Queridos alunos, nestas atividades propomos a vocês habilidades estruturantes que farão parte do processo de aprendizagem:
Arte: (EF15AR04-05/ES) - Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, arte de computador, arte digital etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. 
Língua Portuguesa: (EF03LP18) Ler e compreender, com autonomia, cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas de leitor e de reclamação a jornais, revistas) e notícias, dentre outros gêneros do campo jornalístico, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF04LP14) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado.
(EF05LP15/ES) Ler/assistir e compreender, com autonomia e criticidade, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF05LP19/ES) Argumentar oralmente sobre acontecimentos de interesse social – em questões controversas sobre temas que concernem à região e/ou temas recorrentes na realidade brasileira – com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital, respeitando pontos de vista diferentes.
(EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.).
(EF05LP20) Analisar a validade e força de argumentos em argumentações sobre produtos de mídia para público infantil (filmes, desenhos animados, HQs, games etc.), com base em conhecimentos sobre os mesmos.
Educação Física: Compreender e reconhecer os limites fisiológicos do seu corpo com o objetivo de evitar os excessos e maximizar os benefícios em busca de uma melhor qualidade de vida.
HD (EF67EF09-06/ES) Construir coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde. Enfatizando processos que levem os estudantes a compreenderem a relação entre o exercício físico e a saúde, identificando as principais capacidades físicas e estruturas corporais envolvidas nesse processo. 
Língua Inglesa: (EF06LI07-ES) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua função, estrutura, organização textual e pistas gráficas, considerando os diversos gêneros textuais.
LEIA O TEXTO ABAIXO: 
Avaliação Antropométrica
A antropometria é a medida das dimensões físicas de uma pessoa. Dessa forma, inclui peso, circunferência abdominal, altura, Índice de Massa Corporal (IMC), percentual de gordura e índice de padrão de crescimento. Obviamente, a utilização desses valores vai variar bastante de um paciente para outro.
De qualquer forma, esses índices servem para verificar o estado físico geral da pessoa e para comparações com os parâmetros que seriam ideais para ela. Também podem ser usados para o monitoramento da evolução de um tratamento.
A avaliação antropométrica é bastante usada na medicina e na nutrição. Para tanto, são usados padrões adotadas no mundo todo para a análise das condições físicas de um paciente em uma primeira abordagem. Dependendo dos resultados, podem ser solicitados exames laboratoriais mais consistentes.
De fato, é um trabalho minucioso, no qual todas as características físicas do paciente devem ser consideradas e comparadas. Portanto, essa avaliação pode ser entendida como uma coleta de informações, que podem servir para o reconhecimento de problemas de saúde e doenças.
A avaliação antropométrica fornece dados importantes para o entendimento do estado geral da saúde de um paciente. Ela tem a vantagem de poder ser realizada em qualquer paciente, independentemente do estado de saúde e da idade.
Entenda como funciona a avaliação antropométrica:
Relação Cintura/Quadril
As circunferências informam a presença de gordura corporal e analisam os padrões e distribuição dessa gordura. As circunferências que podem ser mensuradas são: pescoço, tórax, cintura, abdômen, quadril, coxa, panturrilha, braço, antebraço e punho.
A relação das circunferências da cintura e do quadril (C/Q) pode ser usada para identificação do risco de doença cardiovascular.
A relação cintura-quadril (RCQ) é o cálculo que se faz a partir das medidas da cintura e do quadril para verificar o risco que uma pessoa tem de desenvolver uma doença cardiovascular. Isso acontece porque, quanto maior a concentração da gordura abdominal, maior o risco de ter problemas como colesterol alto, diabetes, pressão alta entre outros.
A presença dessas doenças juntamente com o excesso de gordura na região abdominal do corpo também aumenta o risco de problemas mais graves para a saúde, como infarto, AVC e gordura no fígado, que podem deixar sequelas ou levar à morte.
Para calcular a relação cintura-quadril deve-se utilizar uma fita métrica para avaliar:
· Tamanho da cintura, que deve ser medido na parte mais estreita do abdômen ou na região entre a última costela e o umbigo;
· Tamanho do quadril, que deve ser medido na parte mais larga das nádegas.
Em seguida, deve-se dividir o valor que se obteve do tamanho da cintura pelo tamanho do quadril.
Como interpretar os resultados:
Os resultados da relação cintura-quadril variam de acordo com o sexo, devendo ser de no máximo 0,80 para mulheres e 0,95 para homens.
Resultados iguais ou superiores a esses valores indicam alto risco para doenças cardiovasculares, sendo importante lembrar que quanto maior o valor, maior o risco. Nestes casos, é aconselhado procurar ajuda médica para verificar se já existem problemas de saúde e ir a um nutricionista para iniciar um plano alimentar que permita a perda de peso e a redução do risco de doenças.
Tabela de risco Cintura-quadril
	Risco de saúde
	Mulher
	Homem
	Baixo
	Inferior a 0,80
	Inferior a 0,95
	Moderado
	0,81 a 0,85
	0,96 a 1,0
	Alto
	Superior 0,86
	Superior 1,0
 
Índice de Massa Corporal (IMC)
O IMC é obtido a partir do peso de um indivíduo dividido por sua estatura ao quadrado. O IMC juntamente com outras variáveis, como por exemplo, a circunferência da cintura, permite a identificação de risco de doenças cardiovasculares e analisam os padrões de distribuição da gordura corporal.Por exemplo, uma adolescente de 15 anos do sexo feminino, com 1,70 m e 70 kg fará o seguinte cálculo: Altura multiplicada por ela mesma: 1,70 x 1,70 = 2,89.
· Altura multiplicada por ela mesma: 1,70 x 1,70 = 2,89
· Peso dividido pelo quadrado da altura: 70 / 2,89 = 24,22
A utilização de cada método dependerá das características do indivíduo (atletas, não atletas, pessoas com patologias, crianças, adolescentes, etc) e poderá ser utilizado mais de um método para que elas se completem e auxiliem para uma avaliação adequada.
A avaliação antropométrica é aplicável em todas as fases do ciclo de vida e permite a classificação de indivíduos e grupos segundo o seu estado nutricional.
Medidas:
Flexibilidade Adaptado - Sentar e Alcançar
 O protocolo utilizado para a mensuração da flexibilidade foi o Teste de Sentar e Alcançar Adaptado sem banco segundo a padronização do PROESP - BR. (GAYA & SILVA, 2007).    
Teste de Flexibilidade: Sentar-e-alcançar Adaptado – sem banco (Figura 1).
· Material: Uma trena ou fita métrica de 1m e fita adesiva.
· Orientação: O aluno deve sentar-se descalço sobre a trena estendida e fixada no chão, com o ponto zero entre as pernas e calcanhares imediatamente próximos a marca de 38 cm. Com os calcanhares afastados a 30 cm, joelhos estendidos, mãos sobrepostas e dedos médios alinhados, o aluno deve flexionar o tronco à frente e alcançar com as pontas dos dedos a maior distância possível sobre a trena ou fita métrica.
· Anotação: O resultado é medido a partir da posição mais longínqua que o aluno pode alcançar na escala com as pontas dos dedos. Registra-se o melhor resultado entre as duas execuções com anotação em uma casa decimal. Exemplos: 24,5 centímetros.
OBSERVAÇÃO: 
Acima foi descrito todos os procedimentos necessários para realizar a Anamnese e Exame Antropométrico, é necessário que você siga corretamente as orientações descritas acima, pois, só assim o resultado final estará correto. 
Em anexo a está APNP, temos a ficha de dados antropométricos, preencha corretamente, após realizar os testes descritos acima, e entregue na escola para que seja arquivado. 
AGORA, LEIA O TEXTO ABAIXO:
ALUNOS PASSAM POR AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA
11 de novembro de 2019
A Prefeitura de Arceburgo, através da Secretaria de Saúde, tem realizado com frequência a avaliação antropométrica (método utilizado pelos nutricionistas para medir variações físicas e composição corporal) em todos os alunos do município.
As medidas antropométricas em âmbito escolar consistem basicamente na avaliação do peso e do comprimento/altura, representando um importante recurso para avaliação do estado nutricional.
Essa avaliação representa um levantamento do perfil nutricional dos alunos visando futuramente à implantação de medidas de educação alimentar e nutricional que reduzam o excesso de peso e a desnutrição entre os mesmos.
Vale lembrar que a Secretaria de Educação, há tempos, desenvolve nas escolas municipais, um programa que oferece refeições balanceadas, de forma a que possa atender a demanda energética para o bom crescimento e desenvolvimento dos alunos matriculados.
Tudo isso faz parte de um conjunto de estratégias criadas para promover alimentação e hábitos saudáveis. O ambiente escolar é considerado um excelente lugar para o desenvolvimento de ações direcionadas a promoção de saúde e à qualidade de vida.
OBSERVE QUE: 
O texto acima é uma notícia. Você conhece esse tipo de texto? Sabe identificar as características? Vamos ler e entender melhor sobre esse gênero textual.
NOTÍCIA
Esse gênero textual é bastante presente no nosso cotidiano, pois para encontrá-lo basta folhearmos algumas páginas do jornal, nos conectarmos à Internet ou até mesmo ligarmos a televisão em um determinado momento. É sobre a notícia que estamos falando e, como você sabe, cada gênero possui um objetivo ao estabelecer a comunicação entre os interlocutores (pessoas envolvidas na fala ou na escrita), e o referente a esta modalidade é a informação sobre acontecimentos ligados à sociedade em geral.
Um detalhe de extrema importância que devemos estar atentos é sobre o tipo de linguagem estabelecida, ou seja, identificarmos se ela é formal ou informal, se há a participação do emissor (a pessoa que escreve ou fala) no sentido de emitir algum tipo de opinião, entre outros aspectos. A notícia, de forma específica, possui uma linguagem clara, precisa e objetiva, uma vez que se trata de uma informação e, por isso, tudo que é relatado precisa estar claro, de modo a fazer com que a mensagem seja transmitida de forma adequada. Que tal conhecermos agora um pouco mais sobre as partes que constituem este gênero? Sendo assim, vejamos:
* A manchete ou título principal – Costuma ser composto de frases pequenas e atrativas, e revela o assunto principal que será retratado em seguida.
* O título auxiliar – Sua função é complementar o título principal, acrescentando-lhe apenas algumas informações a mais.
* O lide - (este termo deriva de uma palavra inglesa – lead) – Nesta parte precisamos encontrar todas as informações necessárias para responder às seguintes perguntas: Onde aconteceu o fato? Com quem? O que aconteceu? Quando? Como? Por quê? Qual foi o assunto?
* Corpo da notícia – Nela, há um detalhamento maior dos fatos, de modo a destacar os detalhes mais importantes, fundamentais à compreensão do interlocutor.
Leia novamente a notícia acima, e responda:
1) Qual é a manchete dessa notícia?
2) Qual fato é relatado nessa notícia?
3) Em sua opinião, esse fato noticiado é importante para os leitores? Por quê?
4) Quem são as pessoas envolvidas no fato noticiado?
5) Por que a avaliação antropométrica é importante? 
6) Releia o trecho: “O ambiente escolar é considerado um excelente lugar para o desenvolvimento de ações direcionadas a promoção de saúde e à qualidade de vida.”. Você concorda com esse trecho da notícia? Por quê?
Leia agora sobre outros tipos de TEXTOS JORNALÍSTICOS:
Uma das fontes que mais acessamos para sabermos das últimas notícias é o jornal. Informação e entretenimento são duas coisas garantidas quando você abre as várias sessões dessa publicação periódica. Ali, portanto, teremos vários tipos de texto.
Normalmente, os textos desse meio de comunicação são denominados de “matérias” e a principal função deles é a de informar os leitores. É por isso que é comum escutarmos que os textos jornalísticos são textos informativos.
Linguagem jornalística
Características gerais
· Clareza
· Imparcialidade
· Objetividade
Estrutura gramatical
· Frases curtas
· Ordem direta das frases
Outras características
· Evitar o uso excessivo de palavras estrangeiras
· Escrever o significado das siglas
· O texto deve ser rico em adjetivações (uso de adjetivos para caracterizar o que está sendo repassado aos leitores; detalhamento)
Estrutura do texto jornalístico
O processo para produzir um texto jornalístico, qualquer que seja o gênero dele, é dividido nos seguintes passos:
· Pauta: seleção do assunto
· Apuração: seleção e verificação de informações sobre o assunto
· Redação: planejamento e organização das ideias no texto
· Edição: correção e revisão do texto
Os principais textos jornalísticos e suas características.
A notícia, já conhecemos no texto acima. Agora conheça também:
Reportagem
A reportagem também é um texto informativo, mas, diferentemente da notícia, tem função de criar uma opinião. É por isso que, comumente, dizemos que a reportagem possui função social, que é formadora de opinião.
Ainda que apresente estrutura semelhante à da notícia, a reportagem é mais extensa e menos rígida em relação à estrutura textual. As partes constituintes da reportagem são:
· Manchete: É o título principal de uma reportagem; aborda o assunto de forma mais ampla.
· Subtítulo: É o título secundário de uma reportagem e é mais específico que a Manchete.
· Lide: Assim como na notícia, o Lide de uma reportagem é o primeiro parágrafo do texto. Ele apresentará o resumo da reportagem, fornecendo, de forma breve, o que, quem, onde, quando, como e o porquê.
· Corpo do texto: Éa parte responsável pelo desenvolvimento do que foi apresentado no lide e das opiniões do autor, de forma organizada.
Editorial
O editorial é um texto dedicado à opinião do jornal. O que seria isso? Quando há algum assunto, principalmente os polêmicos, e o jornal (instituição/empresa/direção) deseja posicionar-se, o editorial é o texto indicado para esse objetivo. O profissional encarregado pela produção desse texto é o editor chefe da redação do jornal, mas não é ele que assinará o editorial. Normalmente, o editorial não vem com assinatura de uma única pessoa, pois representa todo o jornal, e não apenas um indivíduo.
Crônica
A crônica é um texto que tem como característica principal o relato de acontecimentos do cotidiano. Isso é feito por um autor específico, e a sequência narrativa desse texto apresenta marcas subjetivas, reflexões e sentimentos do autor sobre o que foi observado por ele.
7) PRODUÇÃO DE TEXTO:
Escolha um fato que tenha acontecido com você, com alguém da sua família, ou um fato que presenciou, e transforme-o em uma notícia. Lembre-se de seguir as características estudadas. (Mínimo 15 linhas).
Agora que estudamos sobre textos jornalísticos, vamos entender a diferença entre:
FATO E OPINIÃO
Segundo o dicionário Michaelis:
Fato sm (lat factu) 1 Coisa ou ação feita. 2 Acontecimento, sucesso. 3 Aquilo de que se trata. 4 O que é real. De fato: com efeito. Estar ao fato: estar ciente, ser sabedor.
Opinião sf (lat opinione) 1 Maneira de opinar; modo de ver pessoal; parecer, voto emitido ou manifestado sobre certo assunto. Com base nessas definições, vê-se que fato é algo que aconteceu, uma informação a ser transmitida; e opinião é o que alguém pensa sobre um fato.
· Os fatos são objetivos. A opinião é relativa, mas os fatos não. A opinião depende dos valores e do ponto de vista de cada um e os fatos existem independentemente desses valores.
· As opiniões são subjetivas e podem ser contestadas pelo leitor. Nesse caso, fica a critério do leitor concordar ou discordar.
8) Analise as frases abaixo e escreva FATO ou OPINIÃO:
A) A antropometria é a medida das dimensões físicas de uma pessoa.
B) A professora de Educação Física gosta de fazer avaliação antropométrica.
C) O IMC é obtido a partir do peso de um indivíduo dividido por sua estatura ao quadrado.
D) O melhor esporte é o futebol.
E) A natação é melhor do que a corrida.
F) A avaliação antropométrica é bastante usada na medicina e na nutrição.
Você sabe o que é ARGUMENTAÇÃO? 
Vamos ler sobre:
A Argumentação
A argumentação é um recurso que tem como propósito convencer alguém, para que esse tenha a opinião ou o comportamento alterado.
Sempre que argumentamos, temos o intuito de convencer alguém a pensar como nós.
No momento da construção textual, os argumentos são essenciais, esses serão as provas que apresentaremos, com o propósito de defender nossa ideia e convencer o leitor de que essa é a correta.
O argumento é a estratégia textual que visa persuadir o leitor a aceitar o que lhe foi comunicado, ou seja, levá-lo a crer no que foi dito e a fazer o que foi proposto. Um bom argumento oferece razões e dados suficientes para que o (s) interlocutor (es) possa (m) formar a própria opinião. Os tipos de argumentos mais usados são: • Argumento por raciocínio lógico, que consiste na apresentação de relações, de causa e consequência. • Argumento de autoridade, que consiste em apresentar citações de fontes confiáveis (um especialista no assunto, alguém reconhecido e prestigiado, uma instituição de notória credibilidade). • Argumento de exemplificação, que consiste na apresentação de exemplos para o esclarecimento dos fatos com dados concretos.
Um gênero textual que faz uso de argumentos, é a propaganda. Veja:
· A propaganda é um gênero discursivo que se preocupa com o efeito junto ao receptor e utiliza uma linguagem direta, clara e persuasiva;
· É quase sempre constituída por imagens e texto e utiliza a linguagem verbal, visual, verbal e visual; 
· Possui como característica marcante a linguagem argumentativa e expositiva podendo também haver pequenas descrições, aumento da expressividade, usando cores, sons e impressões.
· O texto é claro e objetivo, e as mensagens costumam despertar sentimentos, emoções e sensações.
9) Analise a propaganda abaixo e responda à questão:
A) A Johnson’s® reforça que “Em cabeça de criança só o que é de criança”. Você concorda com esse argumento para a venda do produto oferecido nessa propaganda? Por quê?
Agora, leia o texto abaixo: 
A ARTE E A PROPAGANDA
A propaganda é um meio de anunciar um determinado produto. É mostrar em um curto espaço (comerciais, revistas, jornais), o porquê o produto é bom, fazer com que chame a atenção do cliente, o estimulando a possuí-lo e depois compra Muitas pessoas dizem que “propaganda é a alma do negócio”, uma vez que ela faz o produto se tornar conhecido. O fato de uma pessoa falar de um produto para a outra, a famosa “boca a boca”, já é uma forma de propaganda. Porém, o item principal para as pessoas compararem algo e quererem compartilhar com outras pessoas é o quesito qualidade.
Mesmo que uma empresa divulgue propaganda em diversos veículos de comunicação, faça um investimento em todos os veículos de comunicação (jornais, revistas, outdoors, mídias sociais, entre outros), de nada adianta se o produto não for de qualidade. O que acaba se tornando um agravante, pois hoje em dia as pessoas dão opiniões públicas sobre o que acham de determinados produtos.
Contudo, a propaganda é uma ferramenta que se souber utilizá-la vem só para somar a sua empresa e ao seu produto. Ela traz muito resultado, pois como dito, o produto fica muito conhecido, ainda mais se a propaganda e o produto forem de ótima qualidade.
A ARTE E A PUBLICIDADE SEMPRE ANDARAM ALI, LADO A LADO!
A Arte e a Publicidade sempre andaram ali, lado a lado! Uma ideia apoiando a outra na intenção de instigar, seduzir, provocar e vender; seja um produto, serviço ou ideia. Apesar de a grande maioria das peças serem produzidas tendo como base a fotografia e o design gráfico, praticamente todas as vertentes da arte estão inseridas na publicidade.
10) Observe a propaganda abaixo e responda as questões:
A) Qual produto está sendo anunciado e quem o anunciou?
B) O autor do texto usou argumentos para convencer os consumidores. Quais foram esses argumentos?
C) Toda propaganda possui uma finalidade. Cite-a.
D) Você acha que a propaganda analisada alcançou seu objetivo? Ela foi bem bolada? Justifique.
E) Por que escolheram justamente um leão para aparecer nesta propaganda?
F) Escolha um outro animal qualquer para substituir o leão em tal propaganda, justificando sua escolha:
11)Observe a imagem e escreva o que você entendeu o que ela quis passar:
12) Veja a propaganda abaixo. Na frase rende tanto que só fome de elefante para dar conta, a expressão grifada significa que o molho de tomate:
(A) dá para fazer muitos pratos.
(B) é muito saboroso.
(C) tem um sabor muito forte.
(D) pode ser usado em qualquer receita
13) O objetivo dessa propaganda é:
(A) incentivar as pessoas a se alimentarem melhor.
(B) aumentar o consumo de massas.
(C) vender molho de tomate.
(D) vender gibis da Turma da Mônica.
Cumprimentos, saudações e despedidas em inglês
“Greetings, stranger!”: como usar as principais saudações em inglês
”Hello!” A gente tem certeza que você conhece muito bem este cumprimento! Mas nem só de “hello”, um turista sobrevive, certo? É exatamente isto que iremos aprender hoje: greetings. Greetings – as saudações em inglês – são essas palavras ou expressões que utilizamos para cumprimentar uma pessoa. Mesmo no português, temos muitas formas de saudar ou nos despedir de alguém.lockdown
Portanto, chega de ficar confuso quanto às formas de cumprimentos. Está na hora de entendê-los de uma vez por todas! Vamos dar uma olhadinha nas principais opções que temos para isso? Primeiramente, imagine que você acabou de chegar em um restaurante onde você combinou de encontrar seus amigos; ou, ainda, você está numa festa e alguém lhe aborda.Não tem como simplesmente começar uma conversa sem um cumprimento inicial. Assim, o inglês pode utilizar as seguintes saudações:
Activities
1- Observe as figuras e palavras abaixo e responda: Nice to meet
How Are You?
a) O que cada um dos retângulos mostra? 
b) Você vê esses termos em inglês no seu dia a dia? Em caso afirmativo, em que situações
Would you like One?
c) Com quais destes usos do inglês você tem mais contato no seu dia a dia? Explique
d) Mencione outros termos em inglês que fazem parte do seu cotidiano: 
2- Para iniciarmos uma conversa em inglês, precisamos cumprimentar as pessoas primeiro. Escreva as frases corretas nos balões, usando as expressões abaixo:Goodbye. How do you do? Hi. Good morning. Sorry. Yes, please. Good night. Fine, thank you. Nice to meet you, too. You’re welcome. Thank you
How Are You?
How do you do ?
Would you like One?
Nice to meet

Continue navegando