Buscar

O profissional de educação física no contexto escolar (respostas)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O profissional de educação física no contexto escolar
1) A Educação Física tem inúmeras possibilidades no contexto escolar. Ao longo dos anos, passou por diferentes concepções quanto aos seus objetivos. Considerando os debates atuais acerca da importância da Educação Física no contexto escolar, é possível afirmar que: 
a) a presença da Educação Física na escola se dá para formar indivíduos fortes e saudáveis, capazes de enfrentar possíveis guerras e defender a nação. 
b) a Educação Física escolar deve se preocupar em desenvolver atletas que cheguem ao alto rendimento. 
c) o esporte na Educação Física escolar deve ser o promotor do nacionalismo brasileiro, reforçando os ideais patriotas, que buscam exaltar a nação e esconder as mazelas. 
d) a Educação Física deve ocupar-se não apenas em formar corpos fortes ou ampliar a coordenação motora, mas em desenvolver o estudante ou a criança em sua integralidade. 
e) os métodos ginásticos devem ser o centro do processo de ensino-aprendizagem-avaliação da Educação Física escolar. 
2) A teoria das inteligências múltiplas, desenvolvida por Howard Gardner (1993), rompe com uma lógica cognitivista de abordagem da inteligência ao não atribuir às aptidões de cada indivíduo os valores do quociente de inteligência, que é restrito aos aspectos do desenvolvimento intelectual. Pelo contrário, em sua perspectiva, a inteligência se inter-relaciona com aptidões distintas e que se manifestam de diferentes formas. Sendo assim, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que se refere com mais ênfase à inteligência corporal-cinestésica:
a) Durante uma atividade física introspectiva, o praticante consegue se movimentar para entrar em contato com seu eu interior. 
b) Durante uma atividade de caminhada de acampamento, os praticantes utilizam seus movimentos para recolher o lixo danoso à natureza. 
c) Durante uma partida de futebol, o jogador, ao cobrar uma falta, realiza cálculos matemáticos mentais para projetar a trajetória da bola. 
d) Durante uma partida de basquetebol, um atleta tem a capacidade de orquestrar e controlar movimentos corporais além de manejar a bola com habilidade.
e) Durante uma partida de voleibol, um dos atletas consegue identificar o local com maior incidência de ataques realizados pelo adversário. 
3) Os quatro pilares da educação são princípios orientadores elaborados pela Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI, chefiada por Jacques Delors. No relatório apresentado por essa comissão, fica explícito que o acúmulo de conhecimento não é suficiente para a formação de sujeitos críticos e autônomos. No entanto, o conhecimento não pode ser eliminado da educação, devendo ser tratado de forma que guie o interesse em adquirir, reelaborar e reconstruir novos conhecimentos. Assinale a alternativa que contém uma situação que aborda o conhecimento como meio e fim da vida humana: 
a) Um estudante capaz de identificar as capitais de todos os países da América do Sul. 
b) Um estudante que entende a relevância de gastar todo o seu dinheiro para movimentar a economia. 
c) Um estudante que reconhece a importância de agir em colaboração e cooperação. 
d) Um estudante que consegue resolver problemas da vida cotidiana a partir de seu conhecimento acumulado. 
e) Um estudante que consegue facilmente identificar muitas fontes de informações. 
4) Ao final do século XX, com a reabertura política pelo fim da ditadura militar, muitos debates acerca do papel da Educação Física na escola começaram a surgir. Dessas discussões, resultaram diversas concepções de Educação Física. Frente a isso, observe as seguintes afirmativas: 
I. As abordagens crítico-superadora e crítico-emancipatória vislumbravam, por meio da Educação Física, um mundo livre de desigualdades. 
II. A abordagem construtivista elabora a perspectiva de que o conhecimento já está inserido nos sujeitos, cabendo ao professor despertá-lo. 
III. A abordagem da saúde renovada tem como principal fundamento a construção de uma sociedade mais saudável. 
Agora, assinale a alternativa correta: 
a) Apenas a afirmativa I está correta. 
b) Apenas a afirmativa II está correta. 
c) Apenas a afirmativa III está correta. 
d) As afirmativas I e II estão corretas. 
e) As afirmativas I e III estão corretas. 
5) O projeto político-pedagógico é o documento escolar que expressa as concepções de aprendizagem, educação e avaliação que a instituição de ensino abordará em suas tomadas de decisão nos processos de ensino-aprendizagem. Trata-se de um documento que deve ser de conhecimento de todos os professores. Considerando as características de tal documento e o papel do professor à frente dele, assinale a alternativa correta: 
a) Uma vez que sua ação docente se baseia em saberes procedimentais, o professor de Educação Física deve elaborar um PPP apenas para sua área do conhecimento. 
b) A atuação do professor de Educação Física durante o PPP deve ocorrer ao final dele, observando com atenção se os posicionamentos inseridos estão de acordo com sua área do conhecimento. 
c) Embora seja fundamental a importância do PPP para a escola, o professor de Educação Física deve compreender que sua área do conhecimento não deve ser abordada em tal documento, já que este é de cunho filosófico e pedagógico. 
d) Além de se apropriar do documento, o professor de Educação Física deve participar ativamente de sua elaboração, reivindicando esse espaço como um momento para demonstrar a relevância do seu componente curricular. 
e) No que tange à Educação Física, o PPP deve abordar as preferências e facilidades do professor, elegendo os conteúdos que conseguirá ministrar e retirando do currículo aqueles com os quais não consegue lidar.

Continue navegando