Buscar

Atividade 3 - Linguística

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3 – Linguística
O funcionalismo é mais que uma teoria, é um modo de pensar sobre a linguagem e suas relações com a organização do mundo, por isso não é possível delinear somente uma corrente de estudos dentro do seu enfoque. Enquanto se preocupa com as constantes transformações das formas da linguagem na sociedade, opõe-se sistematicamente ao formalismo, que foca o funcionamento interno do sistema linguístico. Tem-se difundido que o modo de pensar funcionalista surgiu das ideias do Círculo Linguístico de Praga, nos anos 20 do século XIX.Fonte: PUC-RIO. O funcionalismo. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/13903/13903_3.PDF>. Acesso em: 30 set. 2019.
Agora que você relembrou um pouco os preceitos do funcionalismo para a linguística, elabore uma comparação entre suas duas principais correntes, a europeia e a norte-americana, traçando aproximações e diferenças entre ambas.
O funcionalismo na linguística discorre sobre a relação entre forma e função, expressão e conteúdo considerando o contexto da comunicação em que se encontra. Opunha-se ao estruturalismo e ao gerativismo.
O funcionalismo europeu teve início na Escola de Praga em 1926 com Vilém Mathesius
Nesta corrente, o que importa é a função linguística utilizada na comunicação e a questão de que as formas variam de língua para língua. Na fonologia, a função dos fonemas e na distinção e demarcação das palavras. Na sintaxe, o papel da frase no contexto. Dentre seus vários teóricos, pode-se destacar: Trubetzkoy – Distinção entre fonética e fonologia (funções distintiva, demarcadora e expressiva); Jakobson – Trabalhou com o conceito de marcação, com o argumento que há categorias marcadas e não-marcadas na língua; Mathesius – Empenhou-se na análise da organização da oração e Halliday – Interação entre o que já é conhecido e o que é novo.
Já funcionalismo norte-americano, por sua vez, iniciou-se em 1960 e teve um direcionamento mais radical e uma influência no Behaviorismo de Bloomfield. As funções externas à linguagem, definem as categorias gramaticais. A língua não é explicada apenas pelo sistema interno, mas também por elementos extralinguísticos. Um de seus precursores, Dwight Bolinger, chamava atenção para o papel dos fatores pragmáticos na ordenação dos elementos da frase
Dentre os princípios estão: Iconicidade; Informatividade; Marcação; Transitividade e Discurso e Gramaticalização.

Continue navegando