Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

ANÁLISE DA BUROCRACIA BRASILEIRA
Aluno(a): Gabrielle Dal Conte dos Santos
Disciplina: Introdução à administração - Turma A
Professor: Dr. Cláudio Mazzilli
REPORTAGEM 1:
Projeto para conclusão do Hospital Regional em Divinópolis é divido em 3 fases
Obra era para ter sido entregue há 10 anos e até hoje segue inacabada. Prefeitura espera que parte dos recursos provenientes do acordo entre o Estado e a Vale, sejam usados para terminar as obras.
18/09/2021 21h30
https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2021/09/18/projeto-para-conclusao-do-hospital-regional-em-divinopolis-e-divido-em-3-fases.ghtml
No artigo, há a falta do cumprimento legal da demanda da população, mas há a ocorrência de uma atrocidade administrativa, identificando um estado falho que não controla corretamente suas obras e investimentos. Para Weber, o estado deve ser legal e formal, é necessário intervir, para que assim, sejam tomadas as atitudes indispensáveis e que as autoridades competentes cuidem da fiscalização e a obediência de determinações que colaboram com o desenvolvimento social.
Na visão de Merton, há a defesa que os processos de licitações devem ser impulsionados para garantir a eficiência. A lentidão em processos desse tipo, permite que os custos sejam maiores por conta da deterioração dos locais, assim, levando as obras já realizadas terem que ser reformadas ou até mesmo refeitas. 
REPORTAGEM 2:
Governo se divide sobre anulação de sentenças de Lula
Parte dos assessores de Jair Bolsonaro avaliam que decisão coloca pleito de 2022 como um “Fla-Flu” entre o presidente e o político do PT
08/03/2021 às 18:34
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/governo-se-divide-sobre-anulacao-de-sentencas-de-lula/
De acordo com as características burocráticas argumentadas por Weber está a impessoalidade e previsibilidade. Entretanto, essas características não são identificadas no artigo.  
Na sociedade brasileira, não é comum o comportamento, atitude previsível ou racional que busca o cumprimento das normas. Dessa forma, a sociedade acaba arcando com as consequências da disputa entre direita e esquerda que está longe de acabar. Assim, se torna difícil surgir novas possibilidades, um exemplo, a eleição de um candidato que esteja fora do eixo atual. 
Na visão de Gouldner, isso não está de acordo com a Burocracia Representativa, já que os políticos não tendem a focar no interesse geral, não se preocupam se as normas estão sendo cumpridas para o bem do povo e apenas se posicionam conforme suas ideologias. Dessa forma, há a debilitação de seus colegas que muitas vezes possuem um projeto que visa melhorar a administração do país. 
REPORTAGEM 3:
Sem hospital em meio à pandemia, abandono de posto de saúde revolta moradores de Biritiba Mirim
A cidade, que não tem leitos suficientes para atender pacientes com coronavírus, ainda lida com a má gestão do dinheiro público. Quem vive no município diz que, por conta de problemas como esse, precisa buscar atendimento em cidades vizinhas.
15/03/2021 09h58
https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2021/03/15/sem-hospital-em-meio-a-pandemia-abandono-de-posto-de-saude-revolta-moradores-de-biritiba-mirim.ghtml
Para Weber a burocracia prevê que a obrigação do estado seja significativa na aplicação de normas, leis e regulamentos escritos, que sejam exaustivos para se enquadrarem em todos os casos previstos, e que sejam cumpridos. Todavia. No artigo há o não cumprimento legal/formal da demanda da população, o que há é o acontecimento de uma improbidade administrativa, mostrando um Estado mínimo que não apresenta investimentos necessários para a área da saúde. 
Para Merton, a inclinação excessiva a burocracia gera disfunções, podendo ser visualizadas pelo excesso de formalismo e de papelório. Como por exemplo, conformismo com as rotinas e dificuldades em atender clientes, assim como apresentado na reportagem.