Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1 - Leia o trecho a seguir:
“Acontece que nem toda informação ou conhecimento que circula dentro da empresa é realmente útil. Como saber, então, o que gerenciar? A resposta para essa pergunta não é simples e vai depender de cada caso, afinal, saber o que é de grande valor dentro de sua companhia depende também de sua opinião subjetiva. Seja como for, uma boa solução é prestar atenção àquilo que tem impacto na operação e no que futuramente pode ser proveitoso para a tomada de decisões.”
Fonte: KEPLER, J; OLIVEIRA, T. Os segredos da gestão ágil por trás das empresas valiosas. São Paulo: Gente, 2019. p. 464. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a cultura Lean UX, pode-se afirmar, sobre a comunicação nessa cultura, que:
R - a comunicação horizontal ocorre quando as informações são partilhadas entre as pessoas de mesmo nível hierárquico 
2 - No Scrum, o ponto de partida para o planejamento é uma lista do trabalho a ser feito no projeto. Durante a fase de avaliação do sprint, essa lista é revista, e as prioridades e o riscos são identificados. O cliente está intimamente envolvido nesse processo e, no início de cada sprint, pode introduzir novos requisitos ou tarefas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Scrum, pode-se afirmar que os requisitos são listados no:
R - Product Backlog. 
3 - Leia o trecho a seguir:
“Maneiras melhores de desenvolver softwares estão sendo descobertas e, através deste trabalho, passam a ser valorizados indivíduos e interações, mais que processos e ferramentas; software em funcionamento, mais que documentação abrangente; colaboração com o cliente, mais que negociação de contratos; capacidade de responder a mudanças, mais que seguir um plano.”
Fonte: KENT, B. et al. Manifesto para o desenvolvimento ágil de software. 2001. Disponível em: <https://www.manifestoagil.com.br/index.html>. Acesso em: 20 ago. 2019. (Adaptado).
O manifesto ágil para o desenvolvimento de software propõe 12 princípios. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre times ágeis, pode-se afirmar que:
R - as melhores arquiteturas, requisitos e projetos emergem de equipes auto-organizadas. 
4 - “O ciclo de vida do projeto pode ser influenciado pelos aspectos exclusivos da organização, do setor, do método de desenvolvimento ou da tecnologia utilizada. Embora todos os projetos tenham um início e um fim, as entregas e atividades específicas que ocorrem podem variar muito de acordo com o projeto. O ciclo de vida fornece uma estrutura básica para o gerenciamento do projeto, independentemente do trabalho específico envolvido.”
Fonte: PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. 6. ed. Pensilvânia: Project Management Institute, 2017. p. 548.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gerenciamento tradicional de projetos, pode-se afirmar que:
R - a capacidade de influenciar as características finais do produto é mais alta no início do projeto, diminuindo gradativamente durante o processo. 
5 - Na metodologia Scrum, sprint é uma iteração de duração menor ou igual a um mês, na qual uma parte incremental e funcional do produto está potencialmente pronta para entrega. Ao final de cada sprint, sempre há entregas, e todas as etapas de desenvolvimento do produto são revisitadas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Scrum, pode-se afirmar que no primeiro quadrante:
R – o sprint pode ser cancelado por decisão do product owner.
6 - Leia o trecho a seguir:
“A conclusão do escopo do projeto é medida em relação ao plano de gerenciamento do projeto, e a conclusão do escopo do produto é medida em relação aos requisitos do produto. O termo “requisito” é definido como uma condição ou capacidade que deve estar presente em um produto, serviço ou resultado para cumprir um acordo ou outra especificação imposta formalmente.”
Fonte: PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. 6. ed. Pensilvânia: Project Management Institute, 2017. p. 131.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gerenciamento tradicional de projetos, pode-se afirmar que o gerenciamento do escopo tem como objetivo:
R - garantir que todas as entregas, requisitos e objetivos do projeto tenham sido plenamente atendidos por meio da organização de atividades necessárias. 
7 - Os chamados métodos ágeis são cada vez mais adotados pelas organizações, visto que estão em consonância com o ambiente globalizado de negócios do século XXI. Esse ambiente é caracterizado por mudanças frequentes em objetivos, mercados e estrutura das organizações.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre times ágeis, pode-se afirmar que:
R - os métodos ágeis sugerem processos leves, com poucos e simples produtos. Em contrapartida, as pessoas e equipes devem se moldar às necessidades do processo. 
8 - “Desenvolver conscientemente a cultura de uma empresa não é fácil. Tem a ver com a consistência como geramos e atendemos às expectativas criadas. Com os exemplos que criamos. Com as decisões que tomamos. Com as histórias que contamos. E, principalmente, com as pessoas que contratamos e as que mandamos embora. Pouco a pouco, as pessoas passam a compreender, espelhar e multiplicar o que valorizamos até que se torne uma segunda natureza da organização.”
Fonte: ENDEAVOR. Cultura Organizacional: o que é, como se forma e meios de fortalecer. 2019. Disponível em: <https://endeavor.org.br/pessoas/cultura-organizacional-o-que-e-como-se-forma-e-meios-de-fortalecer/>. Acesso em: 20 ago. 2019. (Adaptado).
O texto refere-se ao desenvolvimento de cultura na organização. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, é correto afirmar que o clima organizacional é reflexo:
R - da percepção que os colaboradores têm e a avaliação que fazem das práticas e dos procedimentos adotados na organização. 
9 - Leia o trecho a seguir:
“O processo de desenvolvimento ágil é um ambiente de trabalho dinâmico e iterativo que envolve pequenos sprints e entregas frequentes. Mas isso funciona? Para discernir se o processo é eficiente, é importante pedir a cada equipe que reflita de forma recorrente. É nesse espírito de melhoria contínua que as equipes fazem dinâmicas para retrospectivas Scrum no final de cada sprint.”
Fonte: MOON, L. 5 Passos para melhorar as dinâmicas para retrospectivas Scrum. 2015. Disponível em: <https://blog.trello.com/br/dinamicas-retrospectivas-scrum>. Acesso em: 21 ago. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre times ágeis, pode-se afirmar que a retrospectiva Scrum ocorre:
R - no final de cada dia do sprint 
10 - Leia o trecho a seguir:
“O método ágil é entendido como alternativa para superar de maneira mais dinâmica obstáculos no desenvolvimento de softwares. Esse modelo, que na verdade agrupa um conjunto de práticas, hoje é adotado em empreendimentos de diversas outras áreas e conta com uma abordagem interativa, com etapas curtas de planejamento e desenvolvimento.”
Fonte: KEPLER, J; OLIVEIRA, T. Os segredos da gestão ágil por trás das empresas valiosas. São Paulo: Gente, 2019. p. 875. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre métodos ágeis, é correto afirmar que essas metodologias:
R - utilizam um ciclo de vida de projeto iterativo e incremental, para que o desenvolvimento do produto gere valor para o cliente

Mais conteúdos dessa disciplina