Buscar

GAB AV1 FUND FIL DO DIREITO F

Prévia do material em texto

Peso da Avaliação1,50
Prova31320819
Qtd. de Questões10
Acertos/Erros10/0
Nota10,00
1O conhecimento faz com que o ser humano se diferencie dos demais seres, pois através dele se relaciona e interage com a realidade, questionando-a e transformando-a. Existem diferentes tipos de conhecimentos e saberes para compreender e explicar os acontecimentos e fenômenos que nos circundam. Estes conhecimentos/saberes possuem características que podem ser classificadas em algumas vertentes. Sobre os tipos de saberes, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Senso comum.
II- Religioso (Teológico).
III- Ciência.
IV- Filosofia.
(    ) Saber reflexivo crítico que possui a finalidade de questionar, problematizar e esclarecer pressupostos e fundamentos, possível de ser aplicado em diferentes campos de conhecimento.
(    ) Forma de saber que estabelece padrões de conduta, valores e concepções de acordo com a fé, por meio de convencimento ou convicções originárias de crenças de fé.
(    ) Saberes que não resultam de base sólida teórica ou possuem rigor metodológico, são fruto de costumes e/ou aceitação cultural e ajudam a descrever e identificar a realidade.
(    ) Saber racional, sistematizado por meio de métodos e técnicas que estabelecem controle, previsão e disseminação de saberes válidos e seguros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
II - I - III - IV.
B
I - III - IV - II.
C
III - IV - II - I.
D
IV - II - I - III.
2"Segurança Jurídica" é um dos princípios basilares do Direito Moderno e justificador da predominância da legalidade formal, o que veio a sustentar o discurso do Positivismo Jurídico. Miguel Reale (2002), jusfilósofo brasileiro, entende que segurança jurídica pode ser definida como um sentimento interior, um sentimento, que serve como certeza objetiva de segurança em relação à grande complexidade das normas jurídicas. Neste sentido, partindo do conceito de segurança jurídica, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: REALE, M. Filosofia do Direito. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
A
Por este prisma, o paradigma da legalidade é irrelevante para a segurança jurídica, uma vez que o que legitima a ordem política e jurídica posta é o 'consenso' no agir coletivo e individual.
B
O problema da 'segurança' não é somente uma questão de 'sentimento' ou 'sensação', mas também a certeza de existência de um conjunto de instrumentos eficazes e complexos de garantias, a fim de proteger os indivíduos envolvidos nas 'tramas' da convivência humana.
C
O legalismo moderno pode ser compreendido como um conjunto de normas específicas produzidas não só pelo Estado, mas pelos indivíduos, visto que possui finalidade também de controle social.
D
Para muitos pensadores, é justamente a unidade entre os conceitos de certeza e segurança que explica o fato da prevalência dos costumes sobre o direito escrito ao longo da história.
3René Descartes (1596-1650), filósofo, físico e matemático francês, tornou-se um dos grandes idealizadores da ciência e da filosofia moderna. Seu pensamento influenciou pensadores das diferentes áreas com sua concepção de "método" inspirado no rigor matemático e nas "cadeias da razão" e defende determinados postulados. Acerca das concepções de Descartes, analise as sentenças a seguir:
I- Não se pode admitir "nenhuma coisa como verdadeira se não a reconheço evidentemente como tal", devendo ser admitido como verdade o que é verdadeiro e demonstrado pela razão - assumir como atitude a "dúvida metódica".
II- Todo saber deve ser resultado de análise, ou seja, deve-se "agrupar todas as dificuldades para se buscar um único referencial teórico".
III- A síntese é capacidade científica de síntese: "concluir por ordem meus pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer para, aos poucos, ascender, como que por meio de degraus, aos mais complexos".
IV- A compreensão dá-se pelos "desmembramentos tão complexos... a ponto de estar certo de nada ter omitido".
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
Somente a sentença III está correta.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças II e IV estão corretas.
4O trabalho de Friedrich Carl Von Savigny (1779-1861) é um importante marco na renovação da ciência jurídica alemã e representa um contraponto importante ao Positivismo francês. Savigny, em vertente distinta se opõe à ideia de que o "contrato social" é universal e não cultural. Desde aí, elabora conceitos que servirão de uma importante vertente do Positivismo Jurídico conhecida como Historicismo. Acerca do Historicismo proposto por Savigny, assinale a alternativa CORRETA:
A
Defendeu a compreensão vigente de que o direito era "parte individualizada da vida do povo", e por isso, era legítima sua imposição.
B
Intencionava buscar as raízes do direito presente a partir da historicidade, na prática, compreendeu os conceitos abstratos e idealizados pelo direito, já que a construção da história jurídica que foi objeto de análise não discute a validade e a natureza da ordem jurídica.
C
Deixou de repudiar a filosofia racionalista, defendendo um referencial teórico a partir da lógica do positivismo.
D
Defendeu a coerência no sistema codificado, isto porque, assim o jurista não criaria um direito de maneira arbitrária, mas identificaria a necessidade do povo dentro de uma lógica fundada na neutralidade de sua vontade, atendo-se tão somente a legitimar uma ordem jurídica fundada na racionalidade.
5Marilena Chauí (2000, p. 8) afirma que os dogmas se traduzem como a aceitação de verdades absolutas, sem questionamentos, e ainda, como "[...] crenças silenciosas, da aceitação tácita de evidências que nunca questionamos porque nos parecem naturais, óbvias". Por este prisma, a filosofia e o pensamento crítico, podem ser entendidos como:
FONTE: CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
A
Ciências que partem de juízos de valores do ser humano que se alicerçam no autoconhecimento e na autotutela com o objetivo de formar um pensamento crítico sobre a dogmática clássica.
B
Uma atitude reflexiva, que permite discutir o óbvio e o natural sobre as realidades e verdades impostas como possibilidade de questionar certezas, redefinindo e repensando a si e à vida que nos cerca.
C
Teorias que nos fazem mais felizes, pois o que não é refletivo, não é questionado.
D
Ferramentas de métodos que disciplinam a ordem do pensamento intrínseco, a partir de questionamentos internos do indivíduo como forma de aceitar a realidade tal como se apresenta.
6O Direito vai muito além de um sistema jurídico, envolve vivências, experiências e relações em diferentes âmbitos e arenas sociais e de poder. A Filosofia do Direito objetiva justamente a problematização acerca desses aspectos, correlacionando-os com a práxis e a eficácia dos institutos jurídicos. Acerca da Filosofia do Direito, analise as sentenças a seguir:
I- A filosofia do Direito problematiza os fundamentos, as causas e as finalidades do Direito.
II-  A filosofia do Direito caracteriza-se por uma constante inquietação, exige uma função reflexiva e crítica do jurista, a fim de problematizar a essência e a finalidade do agir jurídico.
III- Ciência do Direito e Filosofia do Direito são termos similares, que visam ao estudo dos preceitos já constituídos, com a finalidade de definir conceitos e proposições operacionais para práxis do Direito.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
Somente a sentença III está correta.
D
Somente a sentença I está correta
7A Idade Moderna compreendeu um período histórico de grandes transformações sociais e políticas. O novo modelo social advindo deste processo trouxe consigo o Direito Moderno, estruturado com base no positivismo jurídico e a predominância do legalismo. Acerca do paradigma do Direito Moderno, analise as sentenças a seguir:
I- Direito Positivo, Positivismo Jurídico e Positivismo Filosófico são termos semelhantes, genéricos, que se relacionam e complementam.
II- Positivismo jurídicoé uma concepção teórica, política e filosófica de Direito reducionista, que se tornou paradigma dominante do Direito.
III- O Direito Moderno é construído com base na racionalidade técnico-científico, como um conjunto de normas objetivas, técnicas e legítimas, capazes de promover segurança jurídica e previsibilidade nas relações humanas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença I está correta.
B
As sentenças II e III estão corretas
C
Somente a sentença III está correta.
D
As sentenças I e II estão corretas.
8Acerca da trajetória histórica do pensamento jurídico, é necessário compreender como foi o processo de codificação no século XIX que foi fator relevante para a consolidação do positivismo jurídico. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O ideal cartesiano de Descartes defende a certeza de que o saber encontrava na filosofia, na política e no direito, entre outras disciplinas, justamente por se tratar de um conceito de ciência nova, não tradicional, mas absoluta e certa.
(    ) O pensamento dos juristas que buscavam um "direito certo e seguro" encontrou na codificação, uma possibilidade de descoberta das regras do justo fundado numa ordem social, conduzindo o sentido de "justo", ao que mais se aproximava de "socialmente aceito".
(    ) O princípio básico deste novo paradigma jurídico, coerente com a concepção de que o estudo do Direito deve ser restringido à experiência constatada, consiste em identificar e reconhecer apenas como Direito o produzido pelo Estado, o único com existência objetiva - jus positum - que, com segurança, pode ser instrumento de planificação e manutenção da sociedade.
(    ) Os códigos modernos pretenderam uma "planificação social" através da reordenação sistemática da matéria jurídica, tendo como pressuposto a convicção iluminista de que o estágio civilizatório da sociedade seria alcançado com uma forma de governo fundada na razão e na "vontade geral".
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
V - V - F - F.
C
F - V - F - V.
D
F - F - V - V.
9Dogmática jurídica pode ser definida como um conjunto de premissas e conceitos acerca do Direito que pretendem orientar o agir jurídico. Neste sentido, sobre o conceito de dogmática jurídica, assinale a alternativa CORRETA:
A
A zetética é o campo exclusivo da Filosofia que discute os fundamentos e as justificativas dos conceitos com os quais define-se moral, rompendo com as verdades postas.
B
A dogmática jurídica deve ser compreendida a partir de conceitos, ideias e concepções dinâmicas que complementam uma outra face do saber jurídico: a zetética.
C
O Direito possui conceitos técnicos operacionais ditados pela dogmática jurídica, tendo, por este aspecto, uma permanente mutabilidade e problematização dos parâmetros mais duradouros e institucionalizados do saber jurídico.
D
Uma das finalidades da dogmática jurídica é a de possibilitar o que tradicionalmente se define como segurança jurídica, ou seja, garantir um mínimo de previsibilidade das decisões que definem as relações e o comportamento social.
10Para pensadores clássicos do Direito, como Giorgio de Vecchio (1979), o Direito ultrapassa o limite de sua logicidade interna, uma vez que é produto da natureza humana fazendo com que exista a necessidade de alargar e aprofundar a dimensão do fenômeno jurídico, de forma a permitir e compreender as contingências sob as quais se construiu uma lei ou um costume; e esse fundamento não pode ser investigado pela ciência jurídica stricto sensu, ou seja, em sua dimensão técnica normativa. Esta investigação define o campo da Filosofia do Direito. Sob tal perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: VECCHIO. G. Lições de filosofia do direito. Coimbra: Arménio Amado, 1979.
A
Direito não é um termo uníssono, não possui uma única definição e buscar defini-lo é uma das tarefas mais desafiadoras da Filosofia do Direito e depende daquele que o define segundo os parâmetros que adote, das relações que são estabelecidas com os demais campos da Filosofia como ética e moral ou com ideologia.
B
As investigações no campo da Filosofia do Direito possuem diferentes fundamentos de validade normativa. No entanto, todos os fundamentos, porém, por terem como premissa a inserção da filosofia como ferramenta da investigação do direito enquanto ciência, não perdem sua função sistêmica, que é justamente a de garantir um distanciamento entre o fenômeno jurídico e a técnica normativa.
C
Os ordenamentos filosóficos possuem estreita relação com os ordenamentos morais e são, via de regra, ordenamentos com cunho meramente estáticos e predefinidos.
D
O conceito de Filosofia do Direito como ciência fundamental e independente não possui um conteúdo específico, de modo que permite que diferentes sistemas jurídicos se correlacionem na formação de uma lei ou costume.

Continue navegando