Buscar

avaliação institucional

Prévia do material em texto

1.
		(FUNASE 2013).  Ao planejar as ações a serem realizadas, deve-se observar cuidadosamente o nível de desenvolvimento das crianças e dos jovens e propiciar situações de estudo que contribuam para a sua valorização e aprendizado significativo. Para que as observações não se percam e possam ser utilizadas como instrumento de trabalho, ou seja,  a avaliação ser considerada  instrumento de investigação, podemos dizer que:
 
	
	
	
	oportunizem o reagrupamento em classes fracas e fortes, classificando os educandos do melhor para o pior para que não ocorra prejuízo no rendimento dos melhores alunos.
 
	
	
	sejam apresentadas as notas dos alunos no mural da escola, hierarquizando os estudantes para que os piores alunos queiram ser como os melhores.
	
	
	sejam anunciados os erros dos alunos como forma de controle dos professores e punição para os alunos que será dada através de advertências.
 
	
	
	favoreçam o encaminhamento das crianças que não aprendem para as classes especiais,visando a repetição de exercícios até que os resultados sejam mais satisfatórios. 
	
	
	permitem identificar lacunas e potencialidades cognitivas dos alunos para que sejam trabalhadas ao longo do processo de aprendizagem, 
	
Explicação:
Avaliação como instrumento de investigação que permite diagnosticar potencialidades e lacunas cognitivas para que sejam trabalhadas ao longo do processo de ensino aprendizagem.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		De acordo com a  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9.394/96, a Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, o que ocorre com as Habilitações em Pedagogia?
	
	
	
	São extintas as habilitações nos Cursos de Graduação em Pedagogia.
	
	
	Aumenta-se o número possível de habilitações.
	
	
	As especializações devem ser escolhidas no último período da graduação.
	
	
	Na pós-graduação, qualquer profissional que opte por ser especialista em educação poderá ser Pedagogo.
	
	
	Sem as habilitações, os Pedagogos graduados não poderão atuar em Orientação e Supervisão Educacional.
	
Explicação:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9.394/96, a Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, aponta não só mais para o trabalho do Pedagogo no Curso de Graduação em Pedagogia, mas também para a docência no conjunto das suas habilitações e extingue as habilitações nos Cursos de Graduação em Pedagogia, a partir deste momento conferindo as ¿especializações¿ aos Cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu. 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Na nossa trajetória escolar, já ouvimos falar de "Diretor", Supervisor e Orientador Educacional. No Brasil dos anos 70, com a formação dos pedagogos, ou seja, os ¿especialistas em educação¿, promulgada pela Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971, podemos encontrar as diretrizes em relação à formação desses profissionais. A formação de administradores, planejadores, orientadores, inspetores, supervisores e demais especialistas de educação, de acordo com o Artigo 13 dessa Lei, será feita:
	
	
	
	Através de estágio em gestão escolar.
	
	
	Em curso superior de graduação ou pós-graduação.
	
	
	Mediante ensino técnico.
	
	
	Através de ensino fundamental e médio.
	
	
	Através da prática cotidiana do profissional que atue na escola.
	
Explicação:
Art. 33 A formação de administradores, planejadores, orientadores, inspetores, supervisores e demais especialistas de educação será feita em curso superior de graduação, com duração plena ou curta, ou de pós-graduação.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Dentro de uma perspectiva progressista da educação, o exercício da gestão não é mais uma função meramente burocrática, mas é uma ação que exige: MARQUE A INCORRETA
 
	
	
	
	articulação entre os saberes da escola, da comunidade e da administração.
	
	
	valorização do trabalho coletivo no cotidiano escolar.
	
	
	determinação das normas da escola pela gestão centralizadora.
	
	
	que vozes sejam ouvidas e decisões tomadas democraticamente.
	
	
	a participação de todos os sujeitos envolvidos na comunidade escolar.
	
Explicação:
Em uma gestão progressista, democrática, todos os sujeitos da comunidade escolar são envolvidos e não há centralização e autoritarismo por parte da direção em relação as decisões.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação sinalizou para grandes mudanças no contexto educacional. Em 2006 tivemos a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia e elas apontaram na direção da formação de diferentes atores para o trabalho na escola, dentre eles o Orientador educacional. Com base nas Diretrizes Curriculares podemos dizer que o trabalho do Orientador educacional na escola deve ter como norte, marque a resposta certa:
	
	
	
	O caráter mediador com incentivo ao resgate de uma ação mais efetiva da escola, podendo partir da orientação individual aos alunos, mas sempre reforçando o trabalho coletivo.
	
	
	O contato diário com a comunidade.
	
	
	A gestão da merenda escolar e suas definições.
	
	
	O planejamento e execução do trabalho pedagógico expresso no projeto da escola, definindo e redefinindo as relações de poder, sempre envolvendo toda a comunidade escolar.
	
	
	A organização dos conteúdos escolares com base no que foi definido nos órgãos do sistema.
 
	
Explicação:
A Orientação, hoje, caracteriza-se por um trabalho muito mais abrangente, no sentido de sua dimensão pedagógica. Possui caráter mediador junto aos demais educadores, atuando com todos os protagonistas da escola no resgate de uma ação mais efetiva e de educação de qualidade nas escolas. O orientador está comprometido com a formação da cidadania dos alunos, considerando, em especial, o caráter da formação da subjetividade. Da ênfase anterior à orientação individual, reforça-se, hoje, o enfoque coletivo (a construção coletiva da escola e da própria sociedade), sem, entretanto, perder de vista que esse coletivo é composto por pessoas, que devem pensar e agir com base em questões contextuais, envolvendo tanto contradições e conflitos, como realizações bem-sucedidas. (GRINSPUN, p.31, 2006)
	
	
	
	 
		
	
		6.
		De acordo com o exposto a seguir, os professores têm direito, por lei, à aposentadoria especial.
Do artigo 201 da Constituição Federal, de tempo exclusivamente no efetivo exercício das funções do magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio, aplica-se a redução de 5 anos para o tempo de contribuição previdenciária para fins de aposentadoria especial. Assim, para professores que comprovem tempo, nas condições do artigo, resulta: Homens = 30 anos de contribuição Mulheres = 25 anos de contribuição. Disponível em: http://www.profcardy.com/cardicas/tirateima.php?id=18   
Este tipo de aposentadoria é para o pessoal do magistério, de acordo com o artigo 67 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96. Quais são consideradas funções do magistério na educação básica, no referido artigo da referida lei?
	
	
	
	Professores e especialistas em educação, estando além do exercício da docência, atuando na direção, coordenação e assessoramento pedagógico de unidades escolares
	
	
	Professores e especialistas, com exceção do gestor escolar
	
	
	Somente os docentes
	
	
	Pedagogos atuantes nas instituições escolares e não escolares
	
	
	Inspetores de alunos, professores e especialistas em educação
	
Explicação:
A atividade docente pressupõe atividades relacionadas a atividade pedagógica.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A tradicional concepção de formação do supervisor também foi superada em decorrência das mudanças no mundo do trabalho e da ampliação da concepção de currículo e de projeto político-pedagógico, que passou a incorporar novos conceitos de educaçãovoltados para a necessidade de: MARQUE A INCORRETA
	
	
	
	considerar os diversos saberes, os escolarizados e os informais
	
	
	compreender as relações de poder
	
	
	indissociabilizar escola e sociedade
	
	
	dicotomizar teoria e prática
	
	
	fundamentar o currículo no multiculturalismo
	
Explicação:
O contexto social, cultural, histórico do aluno deve ser levado em consideração; logo, a incorreta é quando se pretende dicotomizar os conhecimentos escolarizados da realidade do educando.
	
	
	
	 
		
	
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O princípio da ____________ é um dos pressupostos centrais para o funcionamento das instituições educacionais, pois só assim podem assumir sua própria gestão, criando mecanismos para servir melhor a comunidade que atendem. No entanto, este princípio tão importante precisa estar dentro dos limites permitidos pelas legislações e, para isso, é necessário que as instituições educacionais tenham transparência prestando contas dos seus fazeres à sociedade. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
		
	
	Dependência.
	
	Coisa pública.
	
	Transparência.
	 
	Autonomia.
	
	Interdependência.
	Respondido em 12/10/2021 17:07:14
	
	Explicação:
A resposta correta é: Autonomia.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Dias Sobrinho (2002), Militão (2005) e Pinha (2012) apontam que os resultados da avaliação externa em larga escala geram padrões de desempenho e aumento progressivo das políticas de responsabilização. Ou seja, esse mecanismo permite ao governo transferir para a escola a responsabilidade pela superação dos fracassos educativos, pois a confiabilidade nos instrumentos utilizados nas avaliações externas vem aumentando e, com isso, a legitimidade destes como verdade absoluta.
Assinale a alternativa  que denomina esse processo de responsabilização:
		
	 
	Accountability.
	
	Informação.
	
	Imposição.
	
	Justificação.
	
	Prestação.
	Respondido em 12/10/2021 17:10:07
	
	Explicação:
A resposta correta é: Accountability.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A autonomia requer um processo de _________________, o que vem associado à necessidade de avaliação do aprendizado dos estudantes e da escola como um todo, pois somente assim podemos prestar contas à sociedade e realimentar o processo educativo que a escola desenvolve, revelando erros e acertos que servem para redirecionar práticas e reformular as estratégias que devem levar aos objetivos visados.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima:
		
	 
	Transparência.
	
	Acesso à gestão autoritária da escola.
	
	Prestação de contas.
	
	Acesso à sala de aula.
	
	Culpabilização.
	Respondido em 12/10/2021 17:12:27
	
	Explicação:
A resposta correta é: Transparência.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	(IDECAN - IF/PB - Técnico em Assuntos Educacionais - 2019) Em relação aos indicadores educacionais, analise as afirmativas a seguir.
I. Os indicadores são compostos por parâmetros quantitativos e qualitativos que auxiliam no acompanhamento de determinada atividade, apontando se os objetivos estão sendo atingidos ou se há necessidade de intervenção.
II. Indicadores qualitativos podem ser expressos em quantidades e percentuais. Resultantes de apurações, contabilizações e estatísticas, são apresentados em valores objetivos ou absolutos, referentes a fatos e empíricos da realidade social em uma pesquisa ou em um processo de avaliação.
III. Os indicadores educacionais atribuem valor estatístico à qualidade do ensino, atendo-se não somente ao desempenho dos alunos mas também ao contexto econômico e social em que as escolas estão inseridas.
Está correto apenas o que se afirma nas opções:
		
	
	I.
	 
	I e III.
	 
	I e II.
	
	I, II e III.
	
	II e III.
	Respondido em 13/10/2021 15:28:37
	
	Explicação:
A resposta certa é: I e III.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	(Prefeitura de Maricá/RJ - Inspetor Escolar - 2018) O atual Ensino Fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da Educação Básica, atendendo estudantes entre:
		
	
	5 e 13 anos.
	
	4 e 12 anos.
	
	7 e 15 anos.
	 
	6 e 14 anos.
	
	8 e 16 anos.
	Respondido em 13/10/2021 15:31:51
	
	Explicação:
A resposta certa é: 6 e 14 anos.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	(DETRAN/CE - Analista de Trânsito - 2018) O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) tem como objetivo definir metas intermediárias para que o Brasil consiga melhorar o desempenho escolar dos estudantes, de modo a atingir a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no PISA. O IDEB é composto por:
		
	
	Resultados das provas de Ciências e Matemática, aplicadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica e taxa de abandono.
	
	Resultados das provas de Língua Portuguesa e Matemática, aplicadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica e taxa de reprovação.
	 
	Resultados das provas de Língua Portuguesa e Matemática aplicadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica e taxa de aprovação.
	
	Resultados das provas de Língua Portuguesa e Ciências, aplicadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica e taxa de reprovação.
	
	Resultados das provas de Língua Portuguesa e Redação, aplicadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica e taxa de reprovação.
	Respondido em 13/10/2021 15:36:13
	
	Explicação:
A resposta certa é: Resultados das provas de Língua Portuguesa e Matemática aplicadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica e taxa de aprovação.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Questão de concurso (Pedagogo - MF/2013/ESAF)
A respeito do Sistema de Avaliação da Educação Básica, assinale a opção correta:
		
	 
	A Aneb vem sendo realizada desde 1994, é amostral e permite analisar resultados para cada escola e seus municípios.
	 
	O Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb - é composto por duas avaliações complementares, a Aneb e a Anresc (Prova Brasil).
	
	A Anresc, realizada a cada três anos, avalia as habilidades em Língua Portuguesa (foco na leitura) e em Matemática (foco na resolução de problemas).
	
	O segundo ciclo da avaliação ocorreu em 1996 e, desde então, ininterruptamente, a cada dois anos, um novo ciclo acontece.
	
	Por ser universal, a Aneb expande o alcance dos resultados oferecidos pela Prova Brasil.
	Respondido em 13/10/2021 16:06:27
	
	Explicação:
A resposta certa é: O Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb - é composto por duas avaliações complementares, a Aneb e a Anresc (Prova Brasil).
	
		8a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	VUNESP - 2019 - SEDUC-SP - Supervisor de Ensino
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica ¿ Saeb tem por principal objetivo: avaliar os sistemas de ensino e oferecer subsídios para o aprimoramento das políticas educacionais, sendo, para tanto, fundamentais as análises sobre os fatores associados à aprendizagem, de modo a identificar o que os alunos são capazes de fazer e quais os fatores que dificultam a aprendizagem. De acordo com Castro (2009), entre os fatores externos à escola, destacam-se: grau de escolaridade dos pais; acesso a livros e bens culturais; situação socioeconômica familiar; carreira e:
		
	
	Gestão da escola e clima propício à aprendizagem
	 
	Formação inicial dos professores
	 
	Efeitos da repetência
	
	Formação continuada e em serviço dos professores
	
	Tempo de permanência na escola
	Respondido em 13/10/2021 16:08:09
	
	Explicação:
A resposta certa é: Formação inicial dos professores
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A avaliação de rendimento deve ser reconhecida como um potencial processo de avaliação institucional interna na educação. Seu papel é:
		
	
	Diagnosticar as dificuldades dos alunos e dar suporte aos de baixo desempenho.
	
	Diagnosticar o funcionamento da escola, mostrando as reclamações e insatisfações dos alunos.Diagnosticar os professores que estão com baixo desempenho.
	
	Diagnosticar a posição da escola no ranking das escolas do mesmo setor, vendo seu potencial de atratividade.
	 
	Diagnosticar de forma contínua os ciclos de aprendizagem e a definição de estratégias de planejamento.
	Respondido em 13/10/2021 16:00:12
	
	Explicação:
A resposta certa é: Diagnosticar de forma contínua os ciclos de aprendizagem e a definição de estratégias de planejamento.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Avaliações de larga escala de desempenho são mecanismos que visam fomentar processos avaliativos para Educação Nacional, visando:
		
	
	Criar um mecanismo de medição e comparação dos estudantes do Brasil e do exterior.
	 
	Criar um mecanismo de fiscalização eficiente das escolas, criando formas de melhoria.
	 
	Gerar indicadores que possam ser analisados, comparados e dar base a decisões.
	
	Gerar um processo de transformação contínua da educação pelo estudo das fragilidades dos alunos.
	
	Criar um teto de qualidade, apontando que instituições podem ou não continuar, protegendo os brasileiros.
		8.
		A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação sinalizou para grandes mudanças no contexto educacional. Em 2006 tivemos a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia e elas apontaram na direção da formação de diferentes atores para o trabalho na escola, dentre eles o Supervisor pedagógico. Com base nas Diretrizes Curriculares podemos dizer que o trabalho da Supervisão na escola deve ter como norte, marque a resposta certa:
	
	
	
	O contato diário com a comunidade.
 
	
	
	A organização dos conteúdos escolares.
	
	
	A gestão da merenda escolar.
	
	
	O trabalho assistencial.
	
	
	A formação continuada docente.
	
Explicação:
A tradicional concepção de formação do supervisor também foi superada em decorrência das mudanças no mundo do trabalho e da ampliação da concepção de currículo e de projeto político-pedagógico, que passou a incorporar os conceitos de poder, de multiculturalismo, de saberes populares, baseados em novas formas de compreensão das relações entre trabalho, cultura e conhecimento que originaram novas formas de compreensão da teoria e das práticas pedagógicas, cujo impacto já começa a se deslocar dos cursos de pedagogia para os cursos de formação de professores nas diferentes áreas do conhecimento. (KUENZER, 2002, p.65)

Continue navegando