A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Eixo 5 Parte 1 E5P1 Questionário Avaliativo 2021

Pré-visualização | Página 1 de 2

Eixo 5 – Parte 1 – E5P1 – Questionário Avaliativo
1. Texto da questão: “A Lei nº 12594/2012 é bem clara, ao estabelecer que o não oferecimento ou a oferta irregular de programas de atendimento para execução das medidas socioeducativas pode gerar a responsabilidade civil e administrativa dos agentes omissos”.
Conforme o texto acima, análise as afirmações abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F):
	A Lei faculta aos órgãos públicos a oferta aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de serviços como educação, saúde, assistência social, cultura, capacitação para o trabalho e esporte.
	Resposta 1 
	A não assunção de compromisso com o atendimento socioeducativo, via Plano Decenal, por parte de uma ou outra política setorial, já pode ser interpretado com omissão.
	Resposta 2 
	A não oferta ou oferta irregular de serviços como como educação, saúde, assistência social, representa descumprimento do disposto em lei, mas não é passível de penalidades.
	Resposta 3 
	Embora exista força de lei para que o atendimento ao adolescente seja feito com qualidade, o ideal é que os executores das politicas setoriais compreendam a importância de se ter alternativas de atendimento ao adolescente e sua família.
	Resposta 4 
2. Sobre a ideia de responsabilidade e responsabilização no Atendimento Socioeducativo, assinale V para verdadeiro e F para falso nas sentenças a seguir:
	O conceito de responsabilidade está ligado ao desenvolvimento de instituições e agentes públicos fortes que façam prevalecer o interesse privado no desempenho das funções de planejamento, gestão e execução da política Atendimento Socioeducativo e na oferta dos demais serviços públicos.
	Resposta 1 
	O emprego dos conceitos de responsabilidade e responsabilização na Administração Pública deriva do termo inglês accountability que se refere à obrigação de um agente, ao assumir compromissos ou obrigações, prestar contas voluntariamente sem que seja necessária a determinação de um terceiro.
	Resposta 2 
	O controle da elaboração de políticas, programas e ações orçamentárias destinadas ao Atendimento Socioeducativo; a instituição do planejamento governamental e de sistemas de monitoramento e avaliação do atendimento socioeducativo; a atuação dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e; a atuação dos Tribunais de contas são, respectivamente, formas de responsabilização: mediante controle parlamentar; por meio da introdução da lógica dos resultados; através do controle social e; por meio dos controles procedimentais clássicos.
	Resposta 3 
	O conceito de responsabilização apresenta diversos significados e está relacionado às noções de transparência, eficiência, eficácia, autonomia, controle, legitimidade, bom governo e democracia. Quanto mais as atribuições, competências e objetivos dos órgãos e agentes são regrados, mais difícil mais difícil se torna a sua aplicação.
	Resposta 4 
	Didaticamente, a questão da responsabilidade pode ser distinguida em três níveis: Primeiro, a dimensão organizacional que abrange o funcionamento do sistema administrativo e a prestação de contas dos resultados (por exemplo, fiscalização e controle do Atendimento Socioeducativo prestado de forma constante e sistemática); segundo, a dimensão institucional relativa à responsabilidade política e administrativa perante os direitos dos cidadãos (a exemplo da prestação de contas, transparência nas ações e da oferta de um Atendimento Socioeducativo eficiente, eficaz e de qualidade) e; terceiro a dimensão contratual da responsabilidade política como categoria obrigatória do processo democrático (por exemplo, a afirmação de um projeto ético-político para o Atendimento Socioeducativo).
	Resposta 5 
3. QUESTÃO ANULADA.
Marque qualquer alternativa para prosseguir.
	anulada
 
	Resposta 1
	questão anulada
 
	Resposta 2
4. A intersetorialidade é considerada como um “(...) instrumento estratégico para otimizar saberes, competências e relações sinérgicas, tendo um objetivo comum a ser alcançado numa prática social compartilhada. Isso requer um trabalho de pesquisa, planejamento e avaliação visando à realização de ações conjuntas (Pereira, 2014, p.1).
Com base no texto, é correto afirmar a intersetorialidade está explícita nos eixos estratégicos dos Parâmetros socioeducativos (SINASE, 2006), exceto:
Escolha uma opção:
1. articular-se com as demais entidades e/ou programas de atendimento socioeducativo, visando, em caso de progressão e/ou regressão de medida socioeducativa, assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido;
2. assegurar e consolidar parcerias com Secretarias estaduais e municipais, órgãos, coordenadorias e similares responsáveis pela política pública, ONGs, iniciativa privada no desenvolvimento de programas que fortaleçam a inclusão étnico-racial e de gênero nos programas socioeducativos;
3. garantir local adequado e reservado para a visita íntima dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa (exclusivo para internação); 
4. assegurar que as equipes multiprofissionais dos programas socioeducativos – articuladas com a rede local de atenção à saúde e saúde mental – estejam habilitadas para atender e acompanhar de maneira individualizada os adolescentes com transtornos mentais que cumprem medida socioeducativa em meio aberto e/ou fechado;
5. Sobre Atendimento Socioeducativo e Intersetorialidade, analise as afirmativas a seguir:
I. Para romper com o ciclo de exclusão de direitos inter e transgeracional, que se encontram os socioeducandos e suas famílias, faz-se necessário o trabalho intersetorial, acontecendo por meio de diferentes setores, áreas, conhecimentos e pessoas.
II. A política socioeducativa, atuando de maneira “interdisciplinar” e “intersetorial” (Pereira, 2014) poderá assegurar, talvez pela primeira vez, que o adolescente e sua família tenham acesso às políticas públicas que lhes são de direito e que em sua trajetória foram negadas.
III. O Projeto pedagógicos é um instrumento importante para avaliar se a proposta de trabalho intersetorial prevista no SINASE está presente no documento e se ela está coerente com as práticas no atendimento socioeducativo.
IV. Segundo o SINASE (2006) as principais políticas:  Sistema Único de Assistência Social – SUAS; Sistema Único de Saúde (SUS); Sistema Educacional, Sistema de Justiça e Segurança Pública, devem estar articuladas na elaboração; execução e avaliação do PIA.
Estão corretas somente as afirmativas:
Escolha uma:
Escolha uma opção:
1. I e II.
2. II e IV.
3. I, III e IV.
4. I, II, III e IV. 
6. I. Os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e os Conselhos Tutelares são importantes mecanismos de controle e as condições para a sua atuação e fortalecimento devem estar previstas na agenda governamental.
II. A participação dos adolescentes e suas famílias no planejamento do Atendimento Socioeducativo, ou seja, na definição das prioridades, objetivos, metas e alocação de recursos para os programas e serviços é supérflua, uma vez que os gestores e demais operadores do Sistema Socioeducativo estão tecnicamente melhor preparados e mais bem informados sobre as suas reais necessidades.
III. Uma das principais condições para o fortalecimento da atuação dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente enquanto instrumentos de controle é a efetiva participação da sociedade.
IV. Faz-se desnecessário a criação de outros canais formais de participação da sociedade na gestão, monitoramento e avaliação das políticas e programas de Atendimento Socioeducativo, pois os atuais mecanismos de controle e responsabilização são suficientes e eficazes. Além disso, dentre as políticas sociais, a política social pública de Atendimento Socioeducativo é uma das mais transparentes e com maior controle social.
V. A responsabilização através do controle social implica o um controle realizado não tão somente durante o processo eleitoral e está contida em todas as demais formas de responsabilização.
Está(ão) incorreta(s) a(s) afirmativa(s):
 
Escolha uma opção:
1. I e II
2. II e III
3. II e IV 
4. III,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.