Buscar

Estudo de caso 3 deontologia

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO 3
Área: Farmácia/Drogaria
Assunto: Irregularidades sanitárias
A vigilância sanitária da cidade de Feira de Santana fez uma inspeção com a finalidade de conceder alvará sanitário a uma determinada drogaria. Chegando no estabelecimento, o fiscal constatou a ausência do farmacêutico e informou ao responsável legal que a inspeção só iniciaria com a presença deste profissional. O farmacêutico então foi acionado e se apresentou rapidamente, pois sua residência comunicava-se com a drogaria, num portão aos fundos do estabelecimento.
Durante a inspeção foram encontrados materiais de limpeza sem registro junto à ANVISA. O fiscal constatou que a empresa pretendia oferecer o serviço de aplicação de injetáveis, no entanto não havia uma área específica para essa atividade. Em todo o estabelecimento havia apenas 1 lavatório contendo água corrente proveniente de poço artesiano, toalha de tecido, sabonete em barra e lixeira com pedal e tampa.
Identifique as possíveis irregularidades ocorridas no caso acima, apontando os procedimentos inadequados, possíveis erros e responsabilidades do farmacêutico. Justifique sua resposta com base na legislação profissional (informe a legislação e o capítulo/artigo/parágrafo/sessão correspondentes).
Resposta:
1° irregularidade: Ausência do farmacêutico responsável;
Lei 13.021 de 2014, Cáp. III, Art. 6º Para o funcionamento das farmácias de qualquer natureza, exigem-se a autorização e o licenciamento da autoridade competente, além das seguintes condições:
I - ter a presença de farmacêutico durante todo o horário de funcionamento;
RDC 44 de 2009, Cáp. II, art. 3° - As farmácias e as drogarias devem ter, obrigatoriamente, a assistência de farmacêutico responsável técnico ou de seu substituto, durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento, nos termos da legislação vigente.
Lei 5.991 de 1973, Cáp. IV, Art. 15. A farmácia e a drogaria terão, obrigatoriamente, a assistência de técnico responsável, inscrito no Conselho Regional de Farmácia, na forma da lei. 
§ 1º A presença do técnico responsável será obrigatória durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento.
2° irregularidade: Residência ligada a drogaria;
RDC 44 de 2009, Cap. III, Art. 13. - O acesso às instalações das farmácias e drogarias deve ser independente de forma a não permitir a comunicação com residências ou qualquer outro local distinto do estabelecimento.
3° irregularidade: Materiais de limpeza sem registro;
RDC 44 de 2009, Cáp. III, Seção I, Art. 8º Os materiais de limpeza e germicidas em estoque devem estar regularizado junto à Anvisa e serem armazenados em área ou local especificamente designado e identificado.
4° irregularidade: Não haver sala apropriada para aplicação de injetáveis;
RDC 44 de 2009, Cáp. III, Seção II, Art. 15 O ambiente destinado aos serviços farmacêuticos deve ser diverso daquele destinado à dispensação e à circulação de pessoas em geral, devendo o estabelecimento dispor de espaço específico para esse fim. 
§1º O ambiente para prestação dos serviços que demandam atendimento individualizado deve garantir a privacidade e o conforto dos usuários, possuindo dimensões, mobiliário e infra-estrutura compatíveis com as atividades e serviços a serem oferecidos.
Lei 5991 de 1973, Cáp. IV, Art. 18 - É facultado à farmácia ou drogaria manter serviço de atendimento ao público para aplicação de injeções a cargo de técnico habilitado, observada a prescrição médica.
§ 1º - Para efeito deste artigo o estabelecimento deverá ter local privativo, equipamento e acessório apropriados, e cumprir os preceitos sanitários pertinentes.
5° irregularidade: Não pode ser toalha de pano e sabonete em barra;
RDC 44 de 2009, Cáp. III, Seção II, Art. 15 - O ambiente destinado aos serviços farmacêuticos deve ser diverso daquele destinado à dispensação e à circulação de pessoas em geral, devendo o estabelecimento dispor de espaço específico para esse fim. 
§2º O ambiente deve ser provido de lavatório contendo água corrente e dispor de toalha de uso individual e descartável, sabonete líquido, gel bactericida e lixeira com pedal e tampa.

Continue navegando