Buscar

PROGRAMA 5S - CONCEITOS DE QUALIDADE

Prévia do material em texto

PROGRAMA 5S
CONCEITOS DE QUALIDADE 
A palavra qualidade faz parte do vocabulário de muitas pessoas e pode estar associada a diferentes fatores. Quando compramos uma roupa, por exemplo, nos certificamos se o tecido é firme, se resistirá às lavações constantes sem deformar nem perder a coloração, se o acabamento é bom, entre outros aspectos. No caso da compra de um eletrodoméstico, queremos saber se ele é prático, se o manuseio não é complexo, se é durável, se tem garantia contra defeitos, se consome pouca energia, etc. Nesses casos, associamos qualidade àquilo que é bom. No âmbito organizacional o conceito de qualidade está diretamente ligado a três fatores: redução de custos, aumento da produtividade e satisfação dos clientes. 
Para ficar mais claro, fazer melhor, com menos custo e entregar ao cliente produtos que correspondam às suas expectativas ou as superem. Uma premissa que deve ser considerada na definição de qualidade é que ela não gera aumento de custos, ao contrário, diminui. Por reduzir a quantidade de erros nos processos, a qualidade total faz as empresas gastarem menos e produzirem mais, ou seja, evita o desperdício de recursos, reduz o tempo de produção e gera menos estresse e mais satisfação ao trabalhador. 
De acordo com os tópicos vistos até este momento, falar sobre qualidade, para a grande maioria dos autores, é falar em aprimorar de maneira contínua os produtos e serviços para atender melhor às necessidades dos clientes. Como os mercados se tornam cada vez mais competitivos, o investimento em qualidade nas empresas são grandes diferenciais estratégicos frente a concorrência. A seguir serão apresentados os oito princípios que são considerados os pilares sobre os quais deve se sustentar a gestão de uma empresa que tenha como objetivo a qualidade.

Continue navegando

Outros materiais