Buscar

QUESTÕES DE ETICA

Prévia do material em texto

Disciplina: Ética e legislação farmacêutica
QUESTÕES 
João Pessoa – Junho de 2018
QUESTÕES REFENRES AO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE – (2).
1.“O gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS) constitui-se em um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.” (RDC N° 306 de 2004) 
Em relação ao manejo dos RSS, assinale a alternativa correta. 
a) Os resíduos sólidos devem ser acondicionados em saco constituído de material resistente a ruptura e vazamento, impermeável, sem se preocupar com os limites de peso de cada saco.
b) O transporte interno de resíduos deve ser realizado atendendo roteiro previamente definido e em horários coincidentes com a distribuição de roupas, alimentos e medicamentos, períodos de visita ou de maior fluxo de pessoas ou de atividades. 
c) Resíduos resultantes de atividades de vacinação com microrganismos vivos ou atenuados, incluindo frascos de vacinas com expiração do prazo de validade, com conteúdo inutilizado, vazios ou com restos do produto, agulhas e seringas. Devem ser submetidos a tratamento antes da disposição final.
d) Resíduos químicos que apresentam risco à saúde ou ao meio ambiente devem ser submetidos a tratamento específico, sendo vedado o seu encaminhamento para disposição final em aterros.
2.Em relação ao armazenamento externo dos resíduos de serviços de saúde, marque V para verdadeiro e F para falso. 
( ) O armazenamento externo, denominado de abrigo de resíduos, deve ser construído em ambiente exclusivo, com acesso externo facilitado à coleta.
( ) O abrigo de resíduos deve ser dimensionado de acordo com o volume de resíduos gerados, com capacidade de armazenamento compatível com a periodicidade de coleta do sistema de limpeza urbana local.
( ) No armazenamento externo é permitida a manutenção dos sacos de resíduos fora dos recipientes ali estacionados.
( ) O abrigo de resíduos deve possuir área específica de higienização para limpeza e desinfecção simultânea dosrecipientes coletores e demais equipamentos utilizados no manejo de RSS.
a) V-F-V-F
b) F-V-V-F
c) V-V-F-V
d) V-V-V-V
QUESTÕES REFERENTES AS BOAS PRÁTICAS – (4).
3.“As atribuições e responsabilidades individuais devem estar formalmente descritas e perfeitamente compreensíveis a todos os empregados, investidos de autoridade suficiente para desempenhá-las, não podendo existir sobreposição de atribuições e responsabilidades na aplicação das boas práticas de manipulação em farmácia.” (RDC 67 de 2007) 
Em relação as atribuições do farmacêutico na manipulação em farmácia, assinale a alternativa incorreta. 
a) Organizar e operacionalizar as áreas e atividades técnicas da farmácia e conhecer, interpretar, cumprir e fazer cumprir a legislação pertinente.
b) Avaliar a prescrição quanto à concentração e compatibilidade físico-química dos componentes, dose e via de administração, forma farmacêutica e o grau de risco.
c) Garantir que somente pessoal autorizado e devidamente paramentado entre na área de manipulação.
d) Assegurar que os rótulos dos produtos manipulados apresentem apenas o nome do produto manipulado. 
4.Um farmacêutico recebeu uma prescrição de um paciente onde constava um incompatibilidade físico-química dos componentes. Diante da situação e de acordo com a RDC 67 referente as boas práticas, qual seria a conduta correta do farmacêutico?
a) O farmacêutico deve corrigir a incompatibilidade e dispensar um medicamento mais apropriado para a situação.
b) O farmacêutico deve solicitar confirmação expressa do profissional prescritor.
c) O farmacêutico deve dispensar, pois se algo de errado acontecer a responsabilidade será exclusivamente do prescritor.
d) Nenhuma das alternativas 
5.Em relação as atribuições do responsável legal do estabelecimento, assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) Prover os recursos financeiros, humanos e materiais necessários ao funcionamento do estabelecimento.
( ) Prover as condições necessárias para o cumprimento apenas das normas sanitárias federais e aplicáveis às farmácias e drogarias.
( ) Não interferir na promoção do uso racional de medicamentos no estabelecimento. 
( ) Prover as condições necessárias para capacitação e treinamento de todos os profissionais envolvidos nas atividades do estabelecimento.
a) V-V-F-V
b) V-F-F-V
c) V-F-V-V
d) F-F-V-F
6. As boas práticas de condições de armazenamento não recomendam que:
a) Todos os produtos devem ser armazenados de forma ordenada, seguindo as especificações do fabricante e sob condições que garantam a manutenção de sua identidade, integridade, qualidade, segurança, eficácia e rastreabilidade.
b) O ambiente destinado ao armazenamento deve ter capacidade suficiente para assegurar o armazenamento ordenado das diversas categorias de produtos.
c) O ambiente deve ser mantido limpo, próximo ao piso para facilitar a limpeza e em contado direto com a luz solar. 
d) Para aqueles produtos que exigem armazenamento em temperatura abaixo da temperatura ambiente, devem ser obedecidas as especificações declaradas na respectiva embalagem, devendo a temperatura do local ser medida e registrada diariamente.
e) Nenhuma das alternativas. 
QUESTÕES REFERENTES AOS MEDICAMENTOS DE CONTROLE ESPECIAL – (2). 
7.Em um estabelecimento que realize dispensação de medicamentos de controle especial deve: 
a) Manter os medicamentos em um local de fácil acesso aos usuários. 
b) Dispensar sem prescrição, já que se trata de medicamentos MIPs.
c) Ter preço dos produtos reduzidos quando estes estão violados, vencidos, sob suspeita de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração.
d) Dispor de sistema segregado com chave para seu armazenamento.
8.Em relação a autorização para venda de medicamentos de controle especial assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) A petição de Autorização Especial será protocolizada pelos responsáveis dos estabelecimentos da empresa junto à Autoridade Sanitária local.
( ) No caso de deferimento da petição, a Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde enviará o competente Certificado de Autorização Especial a empresa requerente e informará a decisão à Autoridade Sanitária local competente.
( ) As atividades somente poderão ser iniciadas após a publicação da respectiva Autorização Especial no Diário Oficial da União.
a) V-F-F
b) V-F-V
c) V-V-V
d) F-F-V
QUESTÕES REFERENTES AS BOAS PRÁTICAS NAS ANALISES CLÍNICA – (2).
9. O laboratório clínico deve realizar Controle Interno da Qualidade contemplando:
 
a) Monitoramento do processo analítico pela análise das amostras controle, com registro dos resultados obtidos e análise dos dados. 
b) Definição dos critérios de aceitação dos resultados por tipo de analito e de acordo com a metodologia utilizada. 
c) Liberação ou rejeição das análises após avaliação dos resultados das amostras controle.
d) Todas as alternativas.
10. Em relação a biossegurança dos laboratórios clínicos, assinale a alternativa incorreta.
a) O laboratório clínico e o posto de coleta laboratorial devem manter atualizados e disponibilizar, a todos os funcionários, instruções escritas de biossegurança.
b) O Responsável Técnico pelo laboratório clínico e pelo posto de coleta laboratorial deve documentar o nível de biossegurança dos ambientes e/ou áreas.
c) Devem manter atualizados e disponibilizar os procedimentos em caso de acidentes
d) O manuseio e transporte de material e amostra biológica deve ter o mesmo manuseio que os outros materiais. 
GABARITO
1- Letra C 6- Letra C
2- Letra C 7- Letra D
3- Letra D 8- Letra C
4- Letra B9- Letra D
5- Letra B 10- Letra D

Continue navegando

Outros materiais