Buscar

Fórum de fisiologia geral e do movimento

A contração do músculo estriado esquelético envolve uma sequência de eventos importantes para que o processo opere de forma eficaz e satisfatória, tanto quando pensamos na contração como quando pensamos no relaxamento. No entanto, durante exercícios extenuantes podemos nos deparar com situações, pós ou durante exercício, que denominamos de câimbra muscular. A câimbra (ou cãibra) é, portanto, uma contração muscular súbita, não desejada, não intencional, bastante dolorosa e que pode durar de alguns segundos até vários minutos. Quando o seu pé sofre uma câimbra e se contrai todo, não adianta simplesmente tentar relaxá-lo com a “força da mente”, é preciso ir lá com as mãos e reverter à contração à força. A resposta para esse distúrbio está vinculada diretamente ao processo fisiológico envolvendo a contração e, evidentemente, aos recursos para evitar com que isso ocorra. Assim, exemplifique uma possível disfunção dentre o excesso de exercício, falta de água e depressão de cálcio que podem levar o processo de câimbra.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A câimbra muscular pode ser uma resposta a diferentes fatores, incluindo o excesso de exercício, a falta de água e a diminuição dos níveis de cálcio. Vou exemplificar uma possível disfunção relacionada a cada um desses fatores: 1. Excesso de exercício: Quando uma pessoa se exercita em excesso, pode ocorrer uma produção excessiva de ácido lático nos músculos. Esse acúmulo de ácido lático pode levar à fadiga muscular e contribuir para o surgimento de câimbras. 2. Falta de água: A desidratação pode levar à diminuição dos níveis de eletrólitos, como sódio, potássio e cálcio, no organismo. A falta de cálcio pode interferir na capacidade dos músculos de se contrair e relaxar adequadamente, aumentando assim o risco de câimbras. 3. Depressão de cálcio: O cálcio desempenha um papel fundamental na contração muscular. Se houver uma diminuição nos níveis de cálcio intracelular, isso pode interferir na capacidade dos músculos de se contrair e relaxar corretamente, levando ao surgimento de câimbras. É importante ressaltar que esses são apenas exemplos de possíveis disfunções relacionadas aos fatores mencionados. Cada caso de câimbra muscular pode ter causas específicas e é sempre recomendado buscar orientação médica para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando