Buscar

Como acontece a contração muscular? Descreve processo!

💡 3 Respostas

User badge image

Rubens Matos

Entenda o passo a passo do mecanismo da contração muscular em uma fibra muscular esquelética:

O cérebro envia sinais, através do sistema nervoso, para o neurônio motor que está em contato com as fibras musculares.

Quando próximo da superfície da fibra muscular, o axônio perde bainha de mielina e dilata-se, formando a placa motora. Os nervos motores se conectam aos músculos através das placas motoras.

Os axônios do neurônio motor em contato com a fibra muscular

Com a chegada do impulso nervoso, as terminações axônicas do nervo motor lançam sobre suas fibras musculares a acetilcolina, uma substância neurotransmissora.


A acetilcolina liga-se aos receptores da membrana da fibra muscular, desencadeando um potencial de ação.

Nesse momento, os filamentos de actina e miosina se contraem, levando à diminuição do sarcômero e consequentemente provocando a contração muscular.

A contração muscular segue a “lei do tudo ou nada”. Ou seja: a fibra muscular se contrai totalmente ou não se contrai. Se o estímulo não for suficiente, nada acontece.

1
Dislike0
User badge image

MAPA MENTAL E PROVAS E RESUMOS

O processo de contração muscular ocorre a partir de um sistema de condução elétrica e a interação de algumas estruturas.

O impulso elétrico chega as terminações nas fibras musculares pelo nervo motor através do potencial de ação. Nessas terminações o nervo secreta uma quantidade pequena de substancia que irá conduzir o estímulo elétrico essa substância é a acetilcolina. A acetilcolina irá agir em um local da membrana da fibra muscular para abrir múltiplos canais. A abertura desses canais fará com que ocorra a difusão de grande quantidade de íons sódio para o lado de dentro da membrana das fibras musculares. É essa perfusão que desencadeia o potencial de ação da membrana.

O potencial se propaga por toda a extensão da membrana de fibra muscular e é conduzida pelo centro da fibra. Os filamentos de miosina e actina se movimentam e desencadeiam o processo contrátil através de forças atrativas ativadas pelos íons cálcio

Após um alguns segundos, os íons cálcio voltam para o reticulo sarcoplasmático, por um sistema de bomba específico. Lá permanecem armazenados até que novo potencial de ação muscular inicie. É essa retirada de íons cálcio das miofibrilas que faz com que a contração muscular cesse.

1
Dislike0
User badge image

Fisio Dai Rodrigues

É um processo fisiológico característico das fibras musculares que corresponde a capacidade de gerar,

A contração muscular refere-se ao deslizamento da actina sobre a miosina nas células musculares, permitindo os movimentos do corpo.

As fibras musculares contém os filamentos de proteínas contráteis de actina e miosina, dispostas lado a lado. Esses filamentos se repetem ao longo da fibra muscular, formando o sarcômero.

O sarcômero é a unidade funcional da contração muscular.

Para que ocorra a contração muscular são necessários três elementos:

  • Estímulo do sistema nervoso;
  • As proteínas contráteis, actina e miosina;
  • Energia para contração, fornecida pelo ATP.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais