Buscar

Qual dos exames contrastados a seguir precisa de uma radiografia sem contraste antes de injetar no meio de contraste no paciente?

💡 1 Resposta

User badge image

Rochelle Rosa Malta

O Raio X contrastado é um exame radiológico feito com a ajuda de material de contraste, que pode ser composto por diferentes substâncias, dependendo do tipo de teste, como iodo, bário etc.

A radiografia com contraste é utilizada para estudar órgãos como bexiga, rins, estômago, intestino e até mesmo o coração.

Neste artigo, você vai saber tudo a respeito do raio x com contraste: como o exame funciona, para que serve, qual o preparo necessário e os riscos envolvidos.

Vamos lá?

O que é Raio X contrastado?

O Raio X contrastado é um método de estudar órgãos por meio de radiografias e da administração de um corante especial, chamado meio de contraste.

Este teste permite ao radiologista avaliar estruturas que não são claramente evidentes em exames convencionais de raios X.

Os raios X atuam passando pelo corpo. Como os ossos bloqueiam esses raios facilmente, eles aparecem claramente nas imagens.

Mas órgãos e outros tecidos – como vasos sanguíneos, estômago e cólon – não bloqueiam os raios X tão facilmente.

Por isso, quando é preciso destacar essas áreas específicas do corpo nas imagens de raios X, um meio de contraste é utilizado.

Para que serve o Raio X com contraste?

Existem muitos tipos de procedimentos e exames feitos através da radiografia com contraste. Alguns deles são:

Pielografia intravenosa, que permite ao médico examinar o sistema urinário, como rins, ureteres e bexiga, e identificar tumores, cistos e cálculos;
Série GI superior (gastrointestinal) e intestino delgado, que são usados ​​para examinar o esôfago, estômago e intestino delgado superior e identificar úlceras, obstruções, tumores ou inflamações;
Um enema de bário, também chamado de série GI inferior, que é usado para examinar o cólon e o reto e detectar pólipos, câncer, inflamação e divertículos (bolsas dentro do cólon);
Angiografia, que permite ao médico examinar os vasos sanguíneos e vários órgãos para detectar obstruções, tumores e outros problemas no coração, pulmões, rins, braços e pernas;
Cateterismo cardíaco, que é usado para avaliar o coração e seus vasos.
0
Dislike3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais