Buscar

ARQUITETURA PARA INTERNET DAS COISAS

Quando o assunto é Internet das Coisas, é comum que não se saiba exatamente como cada coisa realiza o acesso à internet; portanto, quando se projeta um novo produto, é necessário identificar qual deve ser o melhor ou, pelo menos, o modelo de comunicação mais indicado para esse dispositivo. De acordo com a RFC 7452, submetida pela Internet Architecture Board (IAB) e publicada em março de 2015 pelo Internet Engineering Task Force (IETF), foram definidos quatro modelos de comunicação para IoT: device-to-device, device-to-cloud, device-to-gateway e back-end data sharing.

Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados ao longo da disciplina, apresente um exemplo de dispositivo de IoT que utilize o modelo de comunicação device-to-cloud e explique como ocorre o processo de comunicação nesse modelo.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Um exemplo de dispositivo de IoT que utiliza o modelo de comunicação "device-to-cloud" é um termostato inteligente conectado à internet. Nesse modelo, o termostato se comunica diretamente com um servidor em nuvem, sem a necessidade de intermediários como gateways. O processo de comunicação nesse modelo ocorre da seguinte forma: o termostato coleta informações sobre a temperatura ambiente e envia esses dados para o servidor em nuvem. O servidor recebe esses dados e realiza o processamento necessário, como análise de padrões de uso e ajuste de configurações. Em seguida, o servidor envia comandos de controle de temperatura de volta para o termostato, que os executa. Essa comunicação bidirecional permite que o termostato seja controlado remotamente por meio de um aplicativo ou plataforma online. Além disso, o servidor em nuvem pode armazenar e analisar dados históricos do termostato, possibilitando a criação de padrões de uso e otimização do consumo de energia. Assim, o modelo de comunicação "device-to-cloud" permite que dispositivos de IoT sejam integrados a serviços em nuvem, possibilitando maior flexibilidade, controle e análise de dados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais