Buscar

Quem criou os sinais massoréticos e por que a1

💡 2 Respostas

User badge image

Jhonnata Cavalieri

Sistema gráfico milenar. A sinalização do hebraico é baseada na sinalização tiberiana, que foi um método gráfico criado por judeus da cidade Tibéria no começo da Idade Média marcando a pronúncia dos textos bíblicos.


A padronização dos sinais e pontuação criados pelos massoretas se deu por volta do século X com o trabalho das famílias ben Asher e ben Naphtali. Uma dessas famílias, a de Ben Asher, foi responsável pela produção de importantes códices, tais como o Códice do Cairo (895 d.C.), o Códice Alepo (900-950 d.C.) e o Códice Leningrado (1008 d.C.). Os registros contidos nesses códices são conhecidos como textos massoréticos. O texto do Antigo Testamento que consta atualmente em nossas Bíblias é baseado nos textos massoréticos.

1
Dislike0
User badge image

Mauricio Saramago

R. Os copistas do Texto Sagrado – chamados de massoretas – incluíram os sinais massoréticos no que já havia sido escrito, evitando, assim, alterá-lo. Eles acrescentaram apenas sinais acima, abaixo e, certas vezes, dentro de alguma consoante. O objetivo era auxiliar as futuras gerações a ler e a identificar palavras e sons que não puderam conhecer no passado.

Fonte:Estácio-Hebraico Biblico-Aula 1

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais