Buscar

direito agrario

Marque Verdadeiro ou Falso:

(   ) O direito à propriedade está expresso no ‘caput’ do artigo 7° da CF/88 que aduz que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. E no inciso XXIII está claramente expresso que a propriedade atenderá a sua função social.

(   ) Com o advento da redemocratização do Brasil e da Constituição de 1988, a função social da propriedade ganhou ‘status’ de cláusula pétrea e auto-aplicabilidade, saindo de simples preceito programático ligado a questões econômicas, passando a um intocável direito individual do cidadão brasileiro.

(   ) O poder jurídico do proprietário sobre a coisa é, em principio, ilimitado, mas limitável. O poder completo pode ser limitado voluntariamente pelo próprio proprietário ou pela lei. As limitações da lei visam a proteger o interesse público ou privado – isto é, os justos interesses de particulares.

(   ) Em linhas gerais, pode-se dizer que a Constituição vigente foi minuciosa ao conceituar a função social da propriedade, tanto em relação a propriedade rural – artigo 186, como urbana – artigo 182, § 2º.

💡 1 Resposta

User badge image

Lu FOntenele

VVVF
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais