Buscar

direito agrario

Marque Verdadeiro ou Falso:

(   ) O direito à propriedade está expresso no ‘caput’ do artigo 7° da CF/88 que aduz que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. E no inciso XXIII está claramente expresso que a propriedade atenderá a sua função social.

(   ) Com o advento da redemocratização do Brasil e da Constituição de 1988, a função social da propriedade ganhou ‘status’ de cláusula pétrea e auto-aplicabilidade, saindo de simples preceito programático ligado a questões econômicas, passando a um intocável direito individual do cidadão brasileiro.

(   ) O poder jurídico do proprietário sobre a coisa é, em principio, ilimitado, mas limitável. O poder completo pode ser limitado voluntariamente pelo próprio proprietário ou pela lei. As limitações da lei visam a proteger o interesse público ou privado – isto é, os justos interesses de particulares.

(   ) Em linhas gerais, pode-se dizer que a Constituição vigente foi minuciosa ao conceituar a função social da propriedade, tanto em relação a propriedade rural – artigo 186, como urbana – artigo 182, § 2º.

💡 1 Resposta

User badge image

Lu FOntenele

VVVF
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes