Buscar

bases biologica

Mudanças do tipo referente ao número de cromossomos, sendo causados por alguns distúrbios genéticos comuns resultando a diferenças no número anormal destes cromossomos podem desencadear dois tipos de condição (Euploidia e Aneuploidia). Com base no texto, analise a alternativa correta

💡 1 Resposta

User badge image

Thalita Melo

Infelizmente, não foi postada a pergunta completa.

Então, explicarei os conceitos da pergunta acima...

Nós, seres humanos, apresentamos 23 cromossomos sexuais (mulheres - ovócito II e homens no espermatozoide) que ao se juntarem formam um zigoto com 46 cromossomos. Porém, em alguns indivíduos, isto pode ser alterado durante o processo de meiose, podendo apresentar as tais anomalias numéricas, que podem ser do tipo aneuploidia e euploidia.

Aneuploidias são alterações cromossômicas em que ocorre aumento ou diminuição de um tipo de cromossomo. Como exemplo temos a síndrome de Down (47 cromossomos); síndrome de Turner (45 cromossomos).

As aneuploidias diferem-se das euploidias porque, nessa última, ocorre alteração numérica em todo o conjunto de cromossomos, ou seja, a alteração ocorre no genoma.

Na Euploidia o ser vivo tem 1 carga genômica a mais, como se tivesse 69 cromossomos (no caso, se ocorresse em nós, seres humanos). No entanto, este processo NÃO OCORRE NOS SERES HUMANOS, sendo incompatível a vida, ocorrendo abortos espontâneos ou o bebê nasce morto ou morre logo após o nascimento. No reino vegetal, no entanto, as euploidias são muito comuns.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais