Buscar

Ajuda

Segundo pesquisadores, a recomendação em utilizar a História da Matemática no ensino de Matemática se sustenta por vários motivos, entre eles, por considerar a História “como um princípio de sustentação da cognição matemática”, e a História da Matemática “como um princípio unificador da matemática escolar ensinada pelos professores”, com potencialidades pedagógicas de se constituir como um “[...] reorganizador cognitivo capaz de justificar as origens e os porquês matemáticos dos conteúdos ensinados na escola” (MENDES; FOSSA; VALDÉS, 2006, p. 12).

​MENDES, I. A.; FOSSA, J. A.; VALDÉS, J. E. N. A História como um agente de cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Sulina, 2006.

Analise nas alternativas a seguir, possibilidades de prática em sala de aula para que a História da Matemática possa ser utilizada e satisfazer essas condições.

I. Pode ser utilizada a partir de uma análise histórica que subsidie a constituição de um processo pautado na problematização e investigação acerca de um conceito.

II. Pode ser utilizada mediante a apresentação de um problema igual ao de origem, buscado na história, seguido da explicação dos métodos e técnicas que o resolve.

III. Pode ser utilizada a partir da apresentação de problemas históricos, culminando na produção de outros problemas, porém, contextualizados.

IV. Pode ser utilizada para a formulação de situações-problema que desencadeie um processo de compreensão do pensamento lógico-matemático semelhante ao utilizado na história.

Das afirmativas acima, é correto o que se afirma em:

 Parte superior do formulário

Alternativas

Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.