Buscar

Desafios na formação do profissional de educação física

Não é de hoje que a Educação Física, como campo profissional e disciplina curricular, importou mestres e métodos para sustentar as bases e cercar as possibilidades de intervenção (FIGUEIREDO, 2016). Outrora de caráter militar, a Educação Física na escola servia-se de instrutores como educadores. Atualmente, são os profissionais do movimento humano que se lançam aos estudos pedagógicos no curso de licenciatura, formados, exclusivamente, para atuar em ambiente escolar.

Enquanto componente curricular da Educação Básica, a formação do profissional para a disciplina de Educação Física tem sido por vezes (re)pensada. E, aliado a isso, num cenário de expansão do ensino superior em nosso país, é possível assistir ao crescimento da educação a distância (EAD), modalidade de ensino que vem conquistando espaço principalmente entre as licenciaturas.​​​​​​​

Com base nesse contexto, responda:

a) Quais são os pontos positivos e negativos atrelados à prática docente decorrentes do fato de você ter cursado Educação Física na educação a distância nos moldes do sistema semipresencial?

b) Quais elementos implementados nessa modalidade de ensino (EAD semipresencial) poderiam garantir e/ou facilitar uma proposta de ensino-aprendizagem atrelada ao conhecimento prático?


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais