Buscar

qual a diferença de repressão e recalque?

💡 13 Respostas

User badge image

Maria Luisa

O primeiro mecanismo de defesa detectado por Freud foi a repressão. O inconsciente é constituído a partir do processo de repressão. A repressão é o mecanismo que impede que o conteúdo pulsional ascenda à consciência.

Podemos inclusive entender que todos os mecanismos de defesa são uma variação desse primeiro, onde funcionam como tipos de barreiras do conteúdo pulsional. O indivíduo reprime o conteúdo desejante e acaba ignorando o próprio desejo, já que a maior parte surge em uma instância inconsciente. O conteúdo impedido de ascender à consciência estrutura uma tensão. A ação da repressão causa tensão e consequentemente desconforto.

A partir da repressão, surge o recalque. Que é enviar o conteúdo que está tensionando de volta para o inconsciente, causando assim uma sensação de alívio da tensão causada pela repressão. E a partir do recalque, engatilha-se o sintoma, que é o retorno do recalcado. O que não pode ascender à consciência em sua forma original e foi jogado para o inconsciente, retorna através de sintomas.

Por efeito podemos entender que quanto mais o indivíduo reprime e recalca mais sintomas ele tem. A representação do sintoma por excelência é a angústia, que pode vir travestido de diversas modalidades como por exemplo ansiedade.

Entendemos então que o conteúdo pulsional que não passa pela aprovação da consciência é devolvido ao inconsciente e retorna como uma angústia simbolizada das mais diversas formas como ansiedade, fobia, ato falhos etc.


3
Dislike0
User badge image

Graziele

A repressão diferencia-se, portanto, do recalque por operar ao nível da consciência e manter o conteúdo reprimido apenas em estado latente (no pré-consciente), sem torná-lo inconsciente, sendo isso o que caracteriza o processo recalque.

1
Dislike0
User badge image

Kamylla Rodrigues

A repressão diferencia-se, portanto, do recalque por operar ao nível da consciência e manter o conteúdo reprimido apenas em estado latente (no pré-consciente), sem torná-lo inconsciente, sendo isso o que caracteriza o processo recalque.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais