Buscar

Qual célula está telacionada com a reabsorção óssea?

💡 7 Respostas

User badge image

Johanna Rodrigues

OSTEOCLASTOS

Os OSTEOCLASTOS são células responsáveis pela reabsorção óssea, por meio da desmineralização e degradação da matriz óssea. Essa se trata de uma grande célula, que vários núcleos e mobilidade.
1
Dislike0
User badge image

Bárbara Leão Lanza de Oliveira

Osteoclastos são células derivadas das células sanguíneas, e quando ativas, estão na superfície óssea, em contato direto com a matriz óssea e promovem a reabsorção.

A desmineralização da matriz, assim como a formação dela, é realizada em etapas: primeiro, utilizando o CO2 da própria respiração celular ou do meio, água, enzima anidrase carbônica, reage formando ácido carbônico, que por sua vez, é instável e se dissocia, formando H+ e bicarbonato (que será drenado pelo capilar sanguíneo para futura excreção).

O íon H+ será transportado à cavidade em contato com o osso, e quanto mais íons transportados, mais ácido fica esse meio, resultando em uma dissociação dos fosfatos de cálcio (em meio ácido). Quando os minerais, o fosfato de cálcio acaba, o osteoclasto inicia a degradação da matéria orgânica – mas a fibra colágena é um material grande – dessa forma ele secreta enzimas responsáveis pela destruição das longas fibras colágenas e proteínas de matriz, transformando-as em pequenos peptídeos. Quando isso acontece, o osteoclasto fagocita esses peptídeos e, após catabolizá-los, usa os aminoácidos para produção de novas enzimas, que serão secretadas na matriz óssea. 

1
Dislike0
User badge image

Susii Carvalho

Osteoclastos

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais