Buscar

Atividade Contextualizada Farmacologia Básica

1. Para começar, leia o texto a seguir:


O documentário “Prescrição Fatal” retrata a epidemia de opioides nos EUA e a luta de um farmacêutico para trazer uma série de más práticas e crimes envolvendo o uso, tanto terapêutico como recreativo, de opioides. 


Nesse sentido, avalie a situação do paciente hipotético, J.S.A., 18 anos. Ele sofreu um deslocamento no ombro e quebrou uma perna jogando futebol americano, e o médico que o atendeu prescreveu Oxicodona 10 mg para a dor. J.S.A começou a tomar o medicamento como prescrito e sempre que o fazia, além da diminuição da dor, sentia um bem-estar muito grande. 


Com o tempo, J.S.A. começou a apresentar um pouco de constipação e perceber que a dose que estava tomando já não apresentava o mesmo efeito. Então, decidiu tomar dois comprimidos em vez de apenas um e, com isso, conseguiu voltar a sentir os mesmos efeitos analgésicos e o mesmo bem-estar.


A partir daí, J.S.A passou a sentir uma compulsão cada vez maior para usar o medicamento, e começou a partir o comprimido de liberação controlada para conseguir doses cada vez maiores. A sua família percebeu a sua mudança de comportamento, descobriu o problema de J.S.A com o medicamento e o internou em uma clínica de reabilitação. Uma vez internado, J.S.A experimentou uma série de sintomas como agitação, hiperalgesia e diarreia. 


2. Analisando a situação detalhada acima, e com base nos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, você deverá elaborar o seu texto argumentativo-dissertativo respondendo aos seguintes questionamentos:


• Considerando a base molecular dos efeitos dos opioides, por que essa classe farmacológica apresenta um potencial para o uso recreativo/drogadição?

• Conceitue tolerância, dependência física e drogadição e identifique no texto os trechos que se referem e refletem esses conceitos. 

• Se o médico houvesse receitado um analgésico de associação de opioide-acetaminofeno. Justifique se o potencial uso recreativo/drogadição seria maior ou menor? Qual a vantagem dessa associação?


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais