Buscar

A intervenção de terceiros amplia os limites objetivos da lide ?

💡 1 Resposta

User badge image

Ludmilla Araújo

A intervenção de terceiro é fato jurídico processual que transforma pessoa estranha ao processo pendente em parde dele integrante. Apesar de não gerar processo novo, tem efeitos subjetivos e/ou objetivos no processo.

Subjetivamente, o processo pode ser alterado ou ampliado. Ou seja, pode-se provocar uma modificação das partes - como é o caso da substituição do réu prevista no art. 339, §1º, CPC - ou um ampliação do rol das partes - que é o que ocorre em todas as modalidades interventivas.

Já em termos objetivos, algumas intervenções de terceiro ampliam o objeto litigioso, com a introdução de uma nova demanda no processo. É o que acontece com a denunciação da lide e a desconsideração da personalidade jurídica. Há, porém, modalidades interventivas que que não gerem qualquer repercussão objetiva no processo: chamamento ao processo, recurso de terceiro e assistência, por exemplo.

 

Fonte: Didier Jr., Fredie. Curso de Direito Processual Civil.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais