Buscar

Alquem sabe o desafio que vem na área da atuação e mercado de trabalho?

💡 3 Respostas

User badge image

Fabielly Silva

concorrência, desemprego, falta de experiência, não saber conciliar vida pessoal e profissional...

0
Dislike0
User badge image

renilton neres francino

1) Engenharia Civil: Entre as áreas de especificação, temos: Construção urbana, Estruturas e fundações, Gerência de recursos prediais, Hidráulica e recursos hídricos, Infraestrutura e Saneamento. Considerando hoje as diversas discussões sobre a escassez de água nas grandes cidades brasileiras, esse ramo é, sem dúvida, bastante contemporâneo. Em um país como o nosso - rico em recursos hídricos -, temos que enfrentar discussões sobre impactos ambientais, investimentos, manutenção de sistemas de captação e distribuição de água, educação. Cito aqui 2 ramos de atuação do engenheiro civil:

- Hidráulica e recursos hídricos: O engenheiro que optar por este ramo poderá atuar projetando, planejando, construindo e gerenciando sistemas de irrigação, barragens, reservatórios, obras costeiras e de drenagem bem como em:

- Saneamento Urbano: Projetando, operando e mantendo redes de tratamento de água e esgoto, captação e distribuição de água. Outro grande desafio das grandes metrópoles é a mobilidade urbana.

- Infraestrutura: É, neste caso, o ramo de aplicação da engenharia civil. O engenheiro pode contribuir com soluções de infraestrutura, tais como pontes, trincheiras, viadutos, rodovias, túneis, sistemas de metrô, ferrovias, portos de escoamento e recebimento de mercadorias.

2) Engenharia de Produção: O engenheiro de produção se ocupa em gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa, com o objetivo de aumentar a sua rentabilidade e produtividade.

- Sustentabilidade: O engenheiro de produção, neste caso, atua no planejamento da utilização eficiente dos recursos naturais nos sistemas produtivos, na destinação e tratamento dos resíduos e efluentes destes sistemas e na implantação de sistema de gestão ambiental e responsabilidade social. Além da busca constante pela otimização do uso dos recursos naturais e redução dos custos envolvidos, há também um aumento das exigências legais e sociais com relação à responsabilidade ambiental e social das empresas, tornando este ramo da engenharia bastante relevante.

- Logística: Todo o planejamento e gestão de transporte, movimentação de carga, gestão de estoque e armazenamento de insumos e produtos, visando à redução de custos, à garantia da disponibilidade do produto, bem como ao atendimento dos níveis de exigências dos clientes. Este ramo de atuação do engenheiro de produção configura uma oportunidade em qualquer empresa que movimente mercadoria e matéria-prima de indústrias, distribuidoras, hospitais e serviços.

- Qualidade: O planejamento, projeto e controle de sistemas de gestão da qualidade, abrangendo gerenciamento de processos, tomada de decisão e aplicação de ferramentas de qualidade. Absolutamente obrigatório a qualquer processo produtivo em escala, o controle de qualidade é fator legislativo e competitivo na indústria de produtos e serviços, configurando um amplo campo de atuação do engenheiro de produção.

3) Engenharia Elétrica: É a área da engenharia que lida com a geração, a transmissão, o transporte e a distribuição da energia elétrica.

- Indústria: Construção e aplicação de sistemas de automação e controle, desenvolvimento de componentes eletroeletrônicos, operação e manutenção de equipamentos. O desenvolvimento da indústria é um dos principais pilares para o fortalecimento da economia do país. A inovação tecnológica deve contribuir para redução dos custos de operação e produção e melhoria da segurança e condições de trabalho.

- Geração de energia: Projetos de instalação de usinas nucleares, hidrelétricas e termoelétricas, eólicas; assim como a água para fins de abastecimento, a discussão sobre fontes geradoras de energia e as alternativas para garantir o fornecimento de energia são um desafio e uma oportunidade ao profissional de engenharia elétrica.

​​​​​​​- Telecomunicações: A expansão da indústria de celulares e operadoras de telecomunicação abre espaço para os engenheiros eletroeletrônicos no desenvolvimento e fabricação de celulares e planejamento, projetação, implantação e gestão de sistemas de comunicação. Amplie sua pesquisa. As alternativas são inúmeras e muito interessantes!

0
Dislike0
User badge image

douglas ventola

Atuações são diversas , vejo que o mercado de trabalho está bastante aquecido para profissionais com visões ampla como é a formação.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais