Buscar

AVALIACAO TEXTUAL UAM

Não se pode afirmar que a matemática desenvolve o raciocínio, mas é possível dizer que contribui para o desenvolvimento do raciocínio dedutivo. Piaget (1981) afirma que é a constituição das operações que permite a construção do número, do espaço, do tempo e da velocidade, que transforma a pré-lógica intuitiva e egocêntrica do sensório-motor em coordenação racional, ao mesmo tempo dedutiva e experimental.  

 

Fonte: NOGUEIRA, C. M. I.; BELLINI, L. M.; PAVANELLO, R.M. O ensino de matemática e das ciências naturais nos anos iniciais na perspectiva da epistemologia genética. Curitiba: CRV, 2013. 

 

 

Observe a figura abaixo: 

  

 

Descreva, levando-se em conta o conhecimento físico, lógico matemático e o senso comum, pelo menos uma visão da figura que pode ser identificada em cada um dos pontos de vista citados (físico, lógico matemático e senso comum).? 

Olá FÁBIO.

Para responder a questão, envie um arquivo ou escreva sua resposta na caixa de texto abaixo. 

Formato de arquivos aceitos: doc, docx, odt, pdf, rtf ou txt. Tamanho máximo: 5mb.

Importante: será aceito apenas uma submissão para essa atividade.


💡 2 Respostas

User badge image

Fabio Ferreira

O senso comum atua como um conhecimento adquirido sem "ensino formal", passado através das gerações

De acordo com a teoria de Piaget, não pode ser responsabilizada por suas ações uma criança de menos de 12 anos pois ela está sendo moldada (por pais, professores e outros adultos) enquanto ser da sociedade.


A respeito do estudo da matemática, a avaliação deve valorizar, e não apenas em seus resultados. Este é parte do processo inclusivo de educação, que visa desenvolver as potencialidades do educando, o privilegiando e corrigindo as possíveis falhas. Ou seja, o conhecimento matemático se refere ao estudo e aprendizagem sobre a matemática e seus conceitos, enquanto a lógica lida com as noções relacionadas as questões não necessariamente numéricas.


Pelo ponto de vista físico: podemos falar que a figura significa hexagrama, forma geométrica composta por 2 triângulos equiláteros sobrepostos em posições opostas. Já no ponto de vista matemático, podemos dizer Que é a figura é composta por hexágono em seu centro com 6 triângulos equiláteros externos, formando pontas. 


Ao trabalharmos na escola esta mesma figura, podemos usar algumas técnicas, uma delas é o origami que são diferentes formas de dobraduras de origem japonesa, favorecendo o desenvolvimento da coordenação motora habilidades cognitivas de matéria lúdica e criativa. 


Outra técnica utilizada na matemática é o jogo de tangram, para reconhecer comparar descrever e construir diferentes figuras geométricas desenvolvendo noções de aérea, estimulando o raciocínio lógico. No senso comum, a figura é conhecida como uma Estrela de Davi vi é é um símbolo judaico que representa os elementos do universo “água, fogo, Terra e ar:. 


Fonte: UAM.

METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 

0
Dislike0
User badge image

Diogenes Martins

Descreva, levando-se em conta o conhecimento físico, lógico matemático e o senso comum, pelo menos uma visão da figura que pode ser identificada em cada um dos pontos de vista citados (físico, lógico matemático e senso comum).? 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais