Buscar

Aap3 - Letramentos e Alfabetização

1)

Leia o trecho a seguir.

 

“Ler é melhor que estudar. Esta é uma opinião quase unânime e compartilhada pela população letrada e pertencente às elites intelectuais brasileiras: intelectuais, professores do ensino fundamental, médio e universitário, jornalistas, comunicadores da mídia. No entanto, a maior parcela de nossa população, embora hoje possa estudar, não chega a ler. A escolarização, no caso da sociedade brasileira, não leva à formação de leitores e produtores de textos proficientes e eficazes e, às vezes, chega mesmo a impedi-la. Ler continua sendo coisa das elites, no início de um novo milênio. Isso, se dá, em boa parte, porque as práticas didáticas de leitura no letramento escolar não desenvolvem senão uma pequena parcela das capacidades envolvidas nas práticas letradas exigidas pela sociedade abrangente: aquelas que interessam à leitura para o estudo na escola, entendido como um processo de repetir, de revozear falas e textos de autor(idade) – escolar, científica – que devem ser entendidos e memorizados para que o currículo se cumpra. Isto é feito, em geral, em todas as disciplinas, por meio de práticas de leitura lineares e literais, principalmente de localização de informação em textos e de sua repetição ou cópia em respostas de questionários, orais ou escritos."

ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Disponível em: <https://bit.ly/2Ae5gvl>. Acesso em: 26 jul. 2018.

 

A partir desse contexto, analise as seguintes afirmativas.

 

I. O letramento - e a leitura - na escola ainda é visto como algo restrito ao estudo das disciplinas. Por isso, o índice de leitura no Brasil ainda é baixo.

II. O professor deve mostrar aos seus alunos que a leitura vai além da escola, assim como o letramento. Desse forma, formará leitores críticos e produtores de textos proficientes e eficazes.

III. O índice de leitura no país continua baixo, porém a escola e os professores não tem relação com esse índice, pois na escola de hoje, o letramento está presente não só com o objetivo de leitura dos conteúdos disciplinares.

IV. O índice de leitura aumentou no Brasil, não sendo necessários novas práticas de se abordar o letramento na escola, pois essa questão não é função dos professores.

Agora, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

  • d)
  • Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

TENHO GRUPOS DE AJUDA DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UNOPAR E ANHANGUERA DE 1,2,3,4,5,6 SEMESTRES, QUEM PRECISAR FALAR COM 5 4 – 9 9 1 3 5 7 2 8 3

💡 1 Resposta

User badge image

Magna Lima

d - pois e necessário que aja um olhar mais aguçado para o letramento ,pois a escola precisa levar a criança a ler o mundo de forma imaginaria


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais