Buscar

APG 4 homeostase

Prévia do material em texto

Homeostase
É a estabilidade do sistema do corpo, e quando os agentes externos e internos desequilibram podem causar doenças no corpo humano. 
Endocrino: Para manter a homeostase quando os níveis de glicose ficam muito altos, o pâncreas libera um hormônio conhecido como insulina (que regula a glicose no sangue). Se os níveis de glicose caírem muito, o fígado converte o glicogênio do sangue em glicose e equilibra a situação.
os rins: são órgãos importantes para manter a quantidade adequada de água e minerais do organismo. Um dos motivos é que eles são responsáveis por excretar ureia e regular as concentrações de água. 
Somado a isso, os rins estão associados ao hormônio ADH, o qual ajuda a manter a hidratação do organismo.
Origem dos Nutrientes no Líquido Extracelular
• O sistema respiratório fornece oxigênio para o corpo e remove o dióxido de carbono.
• O sistema gastrointestinal digere o alimento e facilita a absorção de vários nutrientes, incluindo carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos, pelo líquido extracelular.
• O fígado altera a composição química de muitas das substâncias absorvidas para que essas fiquem em formas mais úteis ao corpo e outros tecidos (p. ex., adipócitos, rins, glândulas endócrinas) ajudam a modificar as substâncias absorvidas ou a estocá-las até que elas sejam necessárias.
• O sistema musculoesquelético consiste em músculos, ossos, tendões, articulações, cartilagem e ligamentos. Sem esse sistema, o corpo não poderia se movimentar até o local apropriado para a obtenção de alimentos necessários para a nutrição. Esse sistema também protege os órgãos internos e suporta o corpo.
• Os rins excretam a maior parte dos produtos residuais do metabolismo, exceto o dióxido de carbono. Os rins exercem um papel importante na regulação da composição do líquido extracelular através do controle da excreção de sais, água e produtos residuais das reações químicas das células. Por meio do controle dos volumes e composições do líquido corporal, os rins também regulam o volume e a pressão sanguínea.
• O fígado elimina certos produtos residuais produzidos no corpo, assim como substâncias tóxicas que são ingeridas.
Regulação das Funções Corporais
• O sistema nervoso: direciona a atividade do sistema muscular e, portanto, promove a locomoção. Ele também controla a função de muitos órgãos internos pelo sistema nervoso autônomo e isso nos permite sentir o nosso ambiente interno e externo e nos tornarmos seres inteligentes, para que possamos obter condições vantajosas para a nossa sobrevivência.
• Os sistemas hormonais: controlam muitas funções metabólicas celulares, como crescimento, taxa metabólica e atividades especiais associadas à reprodução. Os hormônios são secretados na circulação e transportados aos tecidos de todo o corpo para ajudar a regular a função celular.
Proteção do Corpo
• O sistema imunológico proporciona ao corpo um mecanismo de defesa que protege o corpo de invasores externos, como bactérias e vírus, aos quais ele está exposto diariamente.
• O sistema tegumentar, que é formado principalmente pela pele, protege o corpo de lesões e os tecidos subjacentes de desidratação, assim como funciona como um sistema de defesa contra invasores externos. A pele também serve para regular a temperatura do corpo.
Reprodução
O sistema reprodutor: proporciona a formação de novos seres como nós. Essa função ainda pode ser considerada uma função homeostática porque ela gera novos corpos nos quais trilhões de células adicionais podem existir em um ambiente interno bem regulado.
Sistemas de controle do corpo 
A regulação das concentrações de oxigênio e de dióxido de carbono no líquido extracelular é um bom exemplo de vários sistemas de controle que operam conjuntamente. Nesse caso, o sistema respiratório opera em conjunto com o sistema nervoso. Quando a concentração sanguínea de dióxido de carbono aumenta acima do normal, o centro respiratório é excitado e faz com que a pessoa respire rápida e profundamente. Essa respiração aumenta a expiração do dióxido de carbono e, assim, o remove do sangue e do líquido extracelular até que a sua concentração retorne ao normal.
Mecanismos de compensação:
A maioria dos sistemas de controle do corpo opera por meio de feedback negativo:
Quando isso acontece, o corpo tende a reverter a direção da mudança que está ocorrendo no corpo. Quando a taxa de glicose cai, por exemplo, há liberação de glucagon, que estimula, por sua vez a liberação de glicose no fígado, o que faz a taxa aumentar.
Endócrino: Insulina promove a captação da glicose pela célula, diminuindo o nivel de glicose no sangue

Continue navegando