Buscar

Qual a diferença de efeito adverso e efeito colateral? E o que é dose mínima, dose máxima e dose tóxica?

💡 5 Respostas

User badge image

Jenifer Ferro

EVENTO ADVERSO: é um evento desfavorável que ocorre durante ou após o uso de medicamento ou outra intervenção. É importante ressaltar que para ser considerado um evento adverso, o medicamento ou a intervenção não necessariamente tem relação causal com o evento1.

Exemplos: infecções relacionadas à assistência saúde; flebite; obstrução de sonda para alimentação; reações adversas a medicamentos; eventos adversos por desvios da qualidade de medicamentos; eventos adversos decorrentes do uso não aprovado de medicamentos (uso off label); interações medicamentosas; inefetividade terapêutica total ou parcial; erros de medicação potenciais e reais, queda do paciente.

EFEITO COLATERAL: é um efeito não pretendido (adverso ou benéfico) causado por medicamento utilizado em doses terapêuticas1.

A palavra “colateral” denota algo de importância secundária. Dessa forma, o uso dessa expressão pode minimizar a percepção de dano quando o efeito é prejudicial1. Como esse termo é frequentemente utilizado de forma inapropriada, a Agência Europeia de Medicamentos (EMEA) o considera ultrapassado e recomenda abolir sua utilização


1
Dislike0
User badge image

Cris

O efeito colateral é qualquer tipo de resposta diferente do organismo às substâncias contidas no medicamento, que são paralelas às que são desejadas ou esperadas pelo fármaco. Já o chamado efeito adverso e qualquer resposta do remédio que seja indesejada ou prejudicial ao paciente.

dose mínima - É a menor dose eficaz de um fármaco que pode ser administrada a uma pessoa e pode ser observado o resultado terapêutico.

Dose máxima- É a dose máxima de um fármaco que pode ser administrada a um paciente na qual não são observados efeitos tóxicos.

Dose tóxica- É a dose de um fármaco acima do dose máxima, que se for administrada a um paciente onde já podem observados efeitos de toxicidade, é uma “overdose”.


0
Dislike0
User badge image

Amanda Lopes

Efeito adverso e efeito colateral:

Em geral, os efeitos colaterais são sintomas indesejáveis ​​que os pacientes apresentam após o consumo de um medicamento. Esses efeitos colaterais são uma consequência natural do medicamento e o médico está ciente de todos eles. A maioria dos efeitos colaterais são transitórios por natureza e desaparecem em poucos dias após a continuação da medicação. No entanto, alguns dos efeitos colaterais podem ser graves para o paciente, exigindo que o médico reduza a dosagem do medicamento.

• Os efeitos adversos são aqueles efeitos colaterais de natureza grave que podem até ser fatais para o paciente. Os pacientes podem necessitar de hospitalização e suspensão do medicamento quando surgirem esses efeitos adversos.

Dose mínima

É a menor dose eficaz de um fármaco que pode ser administrada a uma pessoa e pode ser observado o resultado terapêutico.

Dose máxima

É a dose máxima de um fármaco que pode ser administrada a um paciente na qual não são observados efeitos tóxicos.

Dose tóxica

É a dose de um fármaco acima do dose máxima, que se for administrada a um paciente onde já podem observados efeitos de toxicidade, é uma overdose.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais