Buscar

PRÉ-PROJETO FINAL DE CURSO EM ENGENHARIA - Atividade 1

O projeto de pesquisa é a ferramenta que guiará o pesquisador quanto à realização de todas as etapas do estudo científico, além de servir como documento orientador que permita avaliação do estudo pretendido. De acordo com Sordi (2017), o projeto de pesquisa pode ser dividido em 7 partes: 1) Justificativa; 2) Objetivo; 3) Método; 4) Resultados esperados; 5) Técnicas; 6) Cronograma; e 7) Questões Éticas. Fonte: SORDI, J. O. D. Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.Diante disso, responda: o que se deve considerar na construção da seção justificativa de uma pesquisa científica? Indique na sua resposta elementos necessários à construção do texto, relacionando esses elementos com a função da seção justificativa dentro do projeto de pesquisa.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Na construção da seção justificativa de uma pesquisa científica, é importante considerar os seguintes elementos: 1) Contextualização: Apresentar o contexto geral do tema de pesquisa, destacando sua relevância e atualidade. 2) Problema de pesquisa: Identificar e delimitar claramente o problema que será abordado, demonstrando sua importância e lacunas existentes no conhecimento atual. 3) Objetivos: Definir os objetivos da pesquisa, ou seja, o que se pretende alcançar com o estudo. 4) Contribuição científica: Explicar como a pesquisa irá contribuir para o avanço do conhecimento na área, destacando sua originalidade e inovação. 5) Justificativa teórica: Fundamentar a importância da pesquisa com base em teorias, conceitos e estudos anteriores, demonstrando a necessidade de investigar o tema proposto. 6) Justificativa prática: Apresentar argumentos que evidenciem a relevância da pesquisa para a sociedade, instituições ou setores específicos, mostrando como os resultados podem ser aplicados e trazer benefícios. A seção justificativa tem como função convencer os leitores da importância e relevância da pesquisa, demonstrando a necessidade de investigar o problema proposto. Ela deve ser clara, objetiva e fundamentada, fornecendo uma base sólida para o desenvolvimento do projeto de pesquisa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais