Buscar

Pré´Projeto Final de Curso em Engenharia - Atividade 3

De acordo com Packer (1998, p. 109), "SciELO – Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca virtual de revistas científicas brasileiras em formato eletrônico. Ela organiza e publica textos completos de revistas na Internet / Web, assim como produz e publica indicadores do seu uso e impacto".

PACKER, A. L. SciELO: uma metodologia para publicação eletrônica*. Ci. Inf., Brasília, v. 27, n. 2, p. 109-121, maio/ago. 1998. Disponível em: Acesso em: 14 ago. 2022.

Os trabalhos científicos possibilitam a produção de conhecimento por meio textual e poderão ser publicados em sites específicos, como SciELO, por exemplo. Pensando sobre a elaboração de trabalhos científicos, especificamente, de artigos, qual é processo a ser seguido para a publicação de conhecimento nesse formato, em instituições como a SciELO ou outras? Antes de serem publicados, quais os passos a serem seguidos?

💡 1 Resposta

User badge image

Bill Silva

Para realizar uma publicação no SciELO não é necessária a publicação em papel. O envio dos artigos dos periódicos ao SciELO deve ocorrer sem atraso, de preferência de modo contínuo ou no primeiro mês do período de cobertura do novo número. Para a publicação eletrônica de periódicos científicos, abordando temas como a transição da publicação impressa em papel para a publicação eletrônica, o processo de comunicação científica, os princípios que nortearam o desenvolvimento da metodologia, sua aplicação no site SciELO, seus módulos e componentes, os instrumentos nos quais está baseada etc.

Todos os periódicos SciELO devem gerir e operar a avaliação dos manuscritos com apoio de um sistema de gestão on-line certificado pelo SciELO, visando maximizar a eficiência e transparência do processo de avaliação, minimizar o tempo entre a submissão e o parecer final, permitir que as partes envolvidas acompanhem o processo de avaliação e dispor de registros e estatísticas de controle do fluxo de gestão dos manuscritos. 

Essa flexibilidade, porém, não significa descompromisso com a organização racional eficiente frente à tarefa, pois a pesquisa bibliográfica requer do realizador atenção constante aos objetivos propostos e aos pressupostos que envolvem o estudo para que a vigilância epistemológica aconteça. Para tanto, há uma sequência de procedimentos a ser cumprida e que compreende, de acordo com Salvador (1986), quatro fases de um processo contínuo, onde cada etapa pressupõe a que a precede e se completa na seguinte, a saber:

1.    Elaboração do projeto de pesquisa - consiste na escolha do assunto, na formulação do problema de pesquisa e na elaboração do plano que visa buscar as respostas às questões formuladas.

2.    Investigação das soluções - fase comprometida com a coleta da documentação, envolvendo dois momentos distintos e sucessivos: levantamento da bibliografia e levantamento das informações contidas na bibliografia. É o estudo dos dados e/ou das informações presentes no material bibliográfico. Deve-se salientar que os resultados da pesquisa dependem da quantidade e da qualidade dos dados coletados.

3.    Análise explicativa das soluções - consiste na análise da documentação, no exame do conteúdo das afirmações. Esta fase não está mais ligada à exploração do material pertinente ao estudo; é construída sob a capacidade crítica do pesquisador para explicar ou justificar os dados e/ou informações contidas no material selecionado.

4.    Síntese integradora - é o produto final do processo de investigação, resultante da análise e reflexão dos documentos. Compreende as atividades relacionadas à apreensão do problema, investigação rigorosa, visualização de soluções e síntese. É o momento de conexão com o material de estudo, para leitura, anotações, indagações e explorações, cuja finalidade consiste na reflexão e na proposição de soluções.

 Todos os documentos publicados pelos periódicos SciELO devem ter o respectivo DOI registrado na base de dados do sistema Crossref. O DOI pode ser obtido pelo SciELO sob um prefixo comum ou diretamente pelo periódico ou a quem o periódico delegar. O DOI deve ser especificado no texto XML e no PDF enviados ao SciELO e o registro do DOI no Crossref deve conter obrigatoriamente um link para o texto completo do artigo no SciELO, independente de outros pontos de acesso. A publicação de artigos científicos é uma das formas pelas quais os pesquisadores divulgam os resultados de suas investigações e reflexões. Para que um artigo seja publicado em periódico científico, alguns passos devem ser seguidos:

1. Decida o objetivo do artigo.

2. Escolha o periódico para o qual o artigo será encaminhado.

3. Muna-se de guias que facilitem a redação.

4. Redija a estrutura do artigo.

5. Complemente o texto com as partes que lhe faltam.

6. Revise o texto diversas vezes.

7. Certifique-se de que o artigo é metodologicamente correto.

8. Assegure-se de que não há falhas de redação.

9. Submeta o artigo para publicação.

10. Lide adequadamente com editores e revisores. 

O autor que pretende submeter artigo para publicação deve ter em mente que o texto será avaliado e que irá participar de uma disputa por espaço nas revistas científicas. Portanto, é bom pensar em produzir artigo de alta qualidade para aumentar as possibilidades de sucesso.

 

 

BIBLIOGRAFIA

https://www.scielo.br/j/rk/a/HSF5Ns7dkTNjQVpRyvhc8RR/?lang=pt

Conceitos teóricos expostos do conteúdo referencial de ensino.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais