Buscar

Classifique e diferencie os antibacterianos quanto aos modos de ação.

💡 2 Respostas

User badge image

Luana Tedesco

São diversas as ações. Podem ser impedimento da reprodução, lise da parede celular, interferência no metabolismo respiratório, entre outros

0
Dislike0
User badge image

Letícia Pinheiro

Antimicrobianos que interferem na síntese ou ação do folato:

Sulfonamidas: A sulfonamida é uma estrutura química análoga ao PABA, que é essencial para a síntese de ácido fólico nas bactérias. As bactérias produzem o ácido fólico, que é transformado em folato para a síntese de DNA e RNA. Na presença das sulfas, as bactérias acabam utilizando esta no lugar do PABA e não conseguem replicar seu material genético.


AM que interferem na síntese ou causam danos na parede celular peptídeoglicana:

Betalactâmicos: Inibidores da ligação cruzada de peptídeoglicanos. Possuem estrutura química com anel betalactâmico + outro anel ligado a este (exceção: monobactâmicos). Fazem parte deste grupo as penicilinas, as cefalosporinas, os carbapenêmicos e os monobactâmicos. 

Glicopeptídeos: Inibem a síntese de peptídeoglicano, se ligando a transpeptidases, e alteram a permeabilidade da membrana citoplasmática, a deixando mais porosa e frágil. Tem molécula grande, portanto sua administração é IV, que deve ser feita lentamente. Uso hospitalar. 

Agentes Polimixínicos: Apresentam propriedades detergentes, interagindo com os fosfolipídeos da membrana, desagregando-a. Por ter um mecanismo distinto dos outros AM, a possibilidade de resistência cruzada é remota. Atuam exclusivamente contra bactérias Gram -. Ex: Polimixina B e Colistina. 


AM que inibem ou alteram a síntese proteica:

Penetram na parede celular, vão para o citoplasma e se ligam a uma das subunidades do ribossomo, inibindo-a. Cada subunidade (50s e 30s) produz determinadas proteínas, necessárias para formação do DNA para multiplicação. São as tetraciclinas, o cloranfenicol, os aminoglicosídeos, os macrolídeos e as lincosamidas.


AM que inibem as topoisomerases:

Quinolonas: Penetram na célula e se ligam a DNA girase (topoisomerase II) e topoisomerase IV, inibindo a sua atividade. A DNA girase é responsável por compactar o DNA na célula, com ela inibida, a molécula de DNA passa a ocupar muito espaço no interior da célula e suas extremidades livres determinam uma síntese descontrolada de RNA mensageiro e de proteínas, causando morte das bactérias.


Se precisar de mais informações tem um material sobre isso no meu perfil ;)

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais