Buscar

ANTROPOLOGIA: CULTURA E SISTEMA SIMBÓLICO

Uma das contribuições da obra o “Ensaio sobre dádiva. Forma e razão de troca nas sociedades arcaicas” de Marcel Mauss é demonstrar que o valor dos objetos materiais não pode ser superior ao valor da relação. No esforço de identificar o que leva a retribuir a dádiva, Mauss percebe que muito mais do que uma simples operação econômica de troca de bens materiais essa prática revela dimensões fundamentais da vida social dos que realizam a troca.  


 


“Nas então denominadas sociedades arcaicas, contratos são firmados entre diferentes clãs e tribos por meio da troca coletiva de presentes, configurando um sistema de dádivas estabelecido entre coletividades, e não entre indivíduos. No lugar de reduzir essas transações a meros escambos, Mauss mostra que tais relações de troca carregam consigo uma dimensão moral que confere sentido às relações sociais.” 


Fonte: SERTÃ, Ana Luísa & ALMEIDA, Sabrina. 2016. "Ensaio sobre a dádiva". In: Enciclopédia de Antropologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, Departamento de Antropologia. Disponível em: <http://ea.fflch.usp.br/obra/ensaio-sobre-d%C3%A1diva>. 


 


A partir dessa perspectiva quais as expressões da dádiva que podem levar a compreensão do fato social em suas dimensões psicológica, fisiológica e histórica. 


💡 1 Resposta

User badge image

Rudi Marques

A compreensão da dádiva como o sistema de trocas básico da vida social permite romper com o modelo dicotômico típico da modernidade, pelo qual a sociedade ou seria fruto, por um lado, de uma ação planificadora do Estado ou, por outro, do movimento fluente do mercado. O fato social total, é uma atividade que tem implicações em toda a sociedade, nas esferas econômicas, jurídicas, políticas e religiosas. Diversas esferas da vida social e psicológica são tecidas juntas e assim denominadas fato social total. Na dádiva, os atos de dar, receber e retribuir são mais importantes do que os objetos que circulam, pois são as relações que ocorrem nesses momentos que importam para reforçar os laços sociais e psicológicos. A compreensão da dádiva estudando os diversos tipos de sociedades antigas foi fundamental para definir a fisiologia do fato social e os diversos processos envolvidos. O fato social em sua dimensão histórica é tudo aquilo que o homem foi construindo em suas relações ao longo do tempo e que influencia no futuro, como a educação por exemplo, que está presente na vida do indivíduo desde o nascimento. É uma maneira de agir coletiva que não está submetida à vontade individual, mas influenciando-a, tornando-se um conjunto de normas sociais. Em um contexto histórico, em resumo, pode-se dizer que os fatos sociais é que compõem uma consciência coletiva geral das sociedades.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais