Buscar

No crime de infanticídio, cuja ação realiza também crime de homicídio, ocorreu um concurso aparente de normas. Eles se aplicam:?

Direito penal

💡 6 Respostas

User badge image

Luiz Fernando

Sim, ocorre um conflito aparente de normas, homicídio (art. 121, CP) e o infanticídio (art. 123), visam proteger o mesmo bem jurídico (vida), pois estão geograficamente alocados no capítulo dos crimes contra a vida.

Este conflito aparente de normas, decorre do princípio do non bis in idem, segundo o qual não pode haver duas punições pelo mesmo fato.  Sendo assim, deverá o operador do direito se valer de alguns princípios para capitular corretamente o fato ocorrido no caso concreto. Para o caso em análise, será usado o princípio da especialidade, pelo que aplicará no caso concreto (desde que preencha os requisitos do tipo) o infanticídio, não acumulando -se com o homicídio.

Espero ter ajudado.

Acabo de postar um resumo sobre conflito aparente de normas, inclusive consta como exemplo esta questão, de uma olhada lá:

https://www.passeidireto.com/arquivo/115682543/conflito-aparente-de-normas


1
Dislike0
User badge image

TAINÁ ZANONI DE OLIVEIRA

A ente, os ônibus circulavam até meia-noite.
Os jornais da cidade noticiaram amplamente a precária condição dos ônibus, a redução do horário de circulação e a utilização de motoristas não habilitados para a condução dos veículos.
Seis meses após a concretização da mencionada situação e da divulgação das respectivas notícias, a associação municipal de moradores, entidade constituída e em funcionamento há dois anos e que tem por finalidade institucional, dentre outras, a proteção dos usuários de transporte público, contrata você, jovem advogado(a), para adotar as providências cabíveis perante o Poder Judiciário para compelir o poder concedente e a concessionária a regularizarem a atividade em questão.
0
Dislike0
User badge image

Reginilson Souza

Sim pela
Mãe no estado poerporal
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais