Buscar

As transformações globais inevitavelmente se convertem em impactos locais e microambientais.

As transformações globais inevitavelmente se convertem em impactos locais e microambientais. Foi possível visualizar essa situação com as questões relacionadas com a covid-19. Diversos cenários foram afetados direta e indiretamente no Brasil, seja por questões financeiras, sociais, políticas ou geográficas. No campo da saúde, o impacto não foi apenas nas questões estruturais físicas, mas também nos fatores emocionais e psicológicos dos profissionais.Na situação relatada, considerando-se as demandas de trabalho, como você construiria uma possível intervenção para a continuidade das atividade e evitar o colapso do sistema de saúde local utilizando do  Modelo de Recurso e Demanda (MRD) levando em consideração a jornada de trabalho e perda de saúde mental dos colaboradores?

💡 1 Resposta

User badge image

Isa Paula Figueiredo

Padrão de resposta esperado

Considerando-se o modelo de recurso e demanda (MRD), o formato de trabalho do contexto apresentado traz:

- relações de pressão nos atendimentos;

- fator tempo como preponderante para o atendimento;

- cuidados necessários para a prevenção dos colaboradores;

- muitas horas de trabalho sem descanço;

- possibilidade de ausência de suprimentos de trabalho. 

Ao levantar as demandas, a intervenção precisa ser pensada considerando-se a construção de recursos, a fim de garantir o engajamento dos colaboradores. Assim, pode-se pensar em algumas intervenções, tais como: 

​​​​​​​

- Revisão da escala de trabalho, a fim de não deixar o sujeito com longas horas de atuação, em particular em contato direto com os pacientes com covid-19.

- Organização de grupos terapêuticos e de acolhimento dos profissionais que necessitarem, em virtude dos impactos emocionais sofridos.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais