Buscar

Há muito tempo, com efeito, nossos grandes precursores nos ensinaram a reconhecer: o objeto da Historia é, por natureza, o homem?

Há muito tempo, com efeito, nossos grandes precursores nos ensinaram a reconhecer: o objeto da Historia é, por natureza, o homem. Digamos melhor: os homens. Mais que o singular, favorável à abstração, o plural que é o modo gramatical da relatividade, convém a uma ciência da diversidade. Por trás dos grandes vestígios da paisagem, dos escritos aparentemente mais insípidos e as instituições aparentemente mais desligadas daqueles que as criaram, são os homens que a história quer capturar. Quem não conseguir isso será apenas no máximo um serviçal da erudição. Já o bom historiador se parece com o ogro da lenda. Onde fareja carne humana, sabe que ali esta a sua caça.

  BLOCH, Marc. Apologia da História ou O Oficio de Historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.   Afirmações de importantes historiadores, como Marc Bloch e Edward H. Carr, revelam que a História é um conhecimento do passado humano, que se constitui a partir de um processo contínuo de interação entre o historiador e seus fatos, ou seja, graças o diálogo que o historador estabelece entre o presente e o passado. Nesse sentido, as abordagens históricas são, além de humanas, contemporâneas. Com base nessas informações, que expressam o contexto das concepções teóricas e metodológicas atuais, analise as afirmações a seguir. I - História é o conhecimento do passado humano porque tem como principal objeto de investigação o homem. II - O princípio de que História é o conhecimento do passado humano aponta que os historiadores se interessam apenas pelo passado humano. III - A ideia de que a História é contemporânea demonstra que o interesse em estudar o passado humano parte do presente do historiador, ou seja, da sua própria realidade vivida. IV - A noção de que a História se constitui de um processo contínuo de interação entre o historiador e seus fatos indica que o pesquisador, ao estudar o passado, examina e problematiza os eventos que aparecem para ele nos documentos. V - A ideia de que a História é "humana" e "contemporânea" sugere que o historiador tem como interesse investigar o seu próprio tempo presente, porque o passado humano é inalcançável. É correto apenas o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, II e III. Alternativa 2: I, II e IV. Alternativa 3: I, III e IV. Alternativa 4: II, IV e V. Alternativa 5: III, IV e V.

Respostas

25 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina