Buscar

Caso clínico 1 – patologia geral

Paciente canino, fêmea, SRD, 12 anos, não castrada, deu entrada na emergência no hospital veterinária após atropelamento. O animal apresentava acentuada palidez de mucosas e hipotensão. Durante o procedimento de emergência foi constatada hemorragia intra-abdominal grave, que levou à baixa perfusão sanguínea nos tecidos e órgãos e consequentemente o orbito do animal. Na avaliação histopatológica do fígado, observou – se uma lesão comum nesse tipo de ocorrência onde há baixa perfusão de sangue oxigenado nos tecidos. Um outro achado importante, não correlacionado ao orbito do animal, foi um espessamento difuso e irregular do endométrio.

a)   Qual a provável lesão observada no fígado? Explique resumidamente a patogenia do processo e descreva as características microscópicas dessa lesão.

 

b)    Qual a provável lesão observada no endométrio? Qual seria a causa provável dessa lesão baseado nos dados e relados apresentados? Explique.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais