Buscar

Porque o indivíduo soluça?

Respostas

User badge image

Léo Andrade Martins

Soluço é a contração muscular involuntária e intermitente dos músculos inspiratórios intercostais e do diafragma (usualmente unilateral, sendo mais frequente no diafragma esquerdo) que resulta em uma rápida inspiração e que termina com o fechamento abrupto da glote, impedindo o influxo de ar e produzindo um som característico.

O mecanismo fisiopatológico exato ainda não foi totalmente esclarecido. Sabe-se atualmente que há uma correlação central entre o núcleo do nervo frênico, a formação reticular, o centro respiratório e o hipotálamo, e também um mecanismo periférico de arco reflexo.

O arco reflexo é composto por 3 partes:

      uma porção aferente, que inclui: o nervo frênico, o nervo vago e a cadeia simpática;

      um mediador central: ainda não bem definido;

      uma porção eferente, que inclui: o nervo frênico e seus ramos que se direcionam à glote e aos músculos intercostais respiratórios.

Associada a esta via neural, várias estruturas anatômicas estão envolvidas no mecanismo do soluço: epiglote, laringe, músculo hioide, esôfago, estômago, músculos inspiratórios e o diafragma. Isto explica a variedade de condições envolvidas com o surgimento do soluço, apesar de nem sempre ser clara a relação de causa-efeito.

O diagnóstico é feito pelo achado clínico e exame físico minuciosos, para buscar doenças desencadeantes.

      Exames complementares visam avaliar o paciente com soluço persistente/refratário, uma vez que os soluços transitórios são, na maioria, episódios autolimitados.

      O tratamento deve ser direcionado à causa de base.

      Se não houver, incluir medidas gerais – ainda sem comprovação científica – e medidas farmacológicas, sendo a clorpromazina a droga de escolha.



0
Dislike0
User badge image

Educador Físico

O soluço é uma contração involuntária e repetitiva do músculo do diafragma, que é responsável pelos atletas. O músculo do diafragma é controlado pelo nervo frenético, que é um nervo que se origina na medula espinhal na altura do pescoço e se estende até o diafragma.

Existem várias causas possíveis para o soluço, incluindo:

  1. Distensão gástrica: Quando o estômago está cheio ou dilatado, pode pressionar o diafragma e iniciar o soluço.
  2. Consumo excessivo de bebidas gaseificadas: O gás carbônico presente nas bebidas gaseificadas pode irritar o diafragma e provocar o soluço.
  3. Estresse emocional: O estresse emocional pode afetar o nervo frenético e tornar-se a solução.
  4. Variações de temperatura: Mudanças bruscas de temperatura, como entrar em uma piscina fria depois de estar em um ambiente quente, podem estimular o nervo frenético e provocar o soluço.
  5. Irritação do nervo vago: O nervo vago é um dos principais nervos responsáveis ​​pela regulação do sistema nervoso parassimpático. Quando este nervoso é irritado, pode experimentar o soluço.

A solução geralmente não é um problema grave e tende a desaparecer espontaneamente após alguns minutos ou horas. No entanto, se a solução persistir por mais de 48 horas, é importante procurar um médico para investigar as causas e indicar o tratamento adequado.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina