Buscar

A pedagogia libertadora, também denominada pedagogia da libertação?

💡 3 Respostas

User badge image

Cleide Oliveira

Sim, a Pedagogia Libertadora, também conhecida como Pedagogia da Libertação, é uma abordagem educacional proposta pelo educador brasileiro Paulo Freire. Ela se baseia na ideia de que a educação deve ser um processo de libertação, em que o aluno é visto como um ser crítico, ativo e participante no processo de aprendizagem.

A Pedagogia Libertadora tem como objetivo principal transformar a realidade social e política, em vez de apenas reproduzi-la. Para isso, propõe a criação de espaços de diálogo e reflexão, em que os estudantes possam discutir e compreender sua própria realidade, identificando as causas das desigualdades e injustiças sociais.

Ao adotar a Pedagogia Libertadora, o educador assume uma postura crítica em relação à realidade e ao sistema educacional vigente, buscando criar condições para que os alunos desenvolvam um pensamento crítico e reflexivo, capaz de transformar a sociedade em que vivem.

1
Dislike0
User badge image

Otaciene Alves

Curtammm
0
Dislike0
User badge image

Adelina Rosa

Sim. Esta pedagogia propõe uma educação crítica a serviço da transformação social.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais