Buscar

Qual a diferença do GLUT4 para os demais GLUT's?

Respostas

20 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Cyda Menezes

A contração muscular aumenta a taxa de transcrição e translocação do GLUT4 este processo é mediado pelo AMP, formado em grande quantidade durante o esforço da musculatura. Como são vários fatores envolvidos, não unicamente a presença ou não do receptor ou transportador, não há uma correlação simples entre resistência a insulina e os GLUT4, qualquer defeito na rota de translocação das vesículas determina a resistência ao estimulo da insulina, tornando assim o individuo um diabético tipo II. O mecanismo de fusão vesicular esta envolvido na resistência a insulina. Exercício extenuante provoca lesão celular, o que leva a inflamação tecidual, e resistência a insulina, esse processo é mediado pelo fator de necrose tumoral (TNF-α) e demais substancias do processo inflamatório, que diminuem a densidade dos GLUT na membrana e torna o músculo mais resistente à captação de glicose. Em animais diabéticos o nível de GLUT4, tanto nos adipócitos e células musculares cardíacas e esqueléticas, esta diminuído. Essa citação reflete a decisão de iniciar um programa de exercícios leves em indivíduos diabéticos, sem contanto promover uma agressão aos tecidos musculares. Dietas ricas em gordura diminuem os níveis de GLUT4 nos adipócitos e músculos. Sendo assim a dieta um fator determinante para o tratamento de pacientes diabéticos.

2
Dislike0
User badge image

Beatriz Azevedo

Existem vários grupos de GLUTs, o grupo mais estudado é o grupo GLUT1 GLUT2 GLUT E GLUT3 E GLUT4. Basicamente a diferença entre o 4 dos demais é que este precisa da sinalização de insulina para se emergir na membrana plasmática da célula.

O GLUT1 e GLUT3 tem funções bem parecidas. Eles vão garantir o controle da quantidade de glicose que pode adentrar no sistema nervoso central basicamente (na chamada barreira hematocefálica), alterando a quantidade de cada de acordo com o estado da glicemia.

O GLUT2 é um receptor das células beta do pâncreas e é sensível a glicose. Quando esse receptor detecta glicose, essa glicose entra na célula e aumenta o metabolismo de ATPi e esse aumento de ATPi para o canal de K+ despolarizando a célula. Essa despolarização ativa o canal de Ca+, o que estimula a secreção de insulina.

O GLUT4 é o principal nas células musculares e adipócitos. Ela não fica exposta na membrana celular. Para emergir e capturar as glicoses é necessário que a insulina se ligue ao seu receptor (GF-1), o que vai causar uma fosforilação na parte interna do receptor. Essa fosforilação faz com que o GLUT4 se posicione através da membrana, servindo como canal pra glicóse.

1
Dislike0
User badge image

Andreia Gouvea

Transportadores de glicose GLUT4
O transportador possui a menor cinética da família dos GLUT, mas grande afinidade. Sem estimulação a densidade do GLUT4 na membrana é extremamente baixa, estando presente em vesículas citoplasmáticas, a quantidade de vesículas é variável pela atividade do tecido.
1
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina