Buscar

Suponha que um laboratório precise determinar a concentração de ácido clorídrico (HCl) em uma solução comercial.

Suponha que um laboratório precise determinar a concentração de ácido clorídrico (HCl) em uma solução comercial. Para isso, uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) de concentração conhecida é adicionada lentamente à solução de HCl.

Tendo como referência a titulação de um ácido forte por uma base forte foram feitas algumas afirmações:

I. Durante a titulação de ácido forte (ex. ácido clorídrico) com base forte (ex. hidróxido de sódio), a solução muda de cor (indicador “fenolftaleína”) quando a quantidade de base adicionada é igual à quantidade de ácido presente na solução.

II. Na titulação de HCl com NaOH, o ponto de equivalência ocorre quando o número de mols da base adicionados é igual ao número de mols do ácido presente na solução. 

III. A presença de impurezas na amostra que será titulada, normalmente não interfere na reação entre o titulante e a amostra.

IV. Normalmente os cálculos realizados durante uma titulação envolvem 4 momentos: 1. determinação do pH da solução inicial antes do momento em que a base é adicionada; 2. determinação do ponto de equivalência; 3. determinação do pH da amostras antes de atingir o ponto de equivalência; e 4. determinação do pH da amostra após a adição de excesso de titulante. 

V. Um erro comum na titulação pode ter relação com a falta de padronização das soluções de titulante ou de referência.

 

Usando seus conhecimentos sobre as teorias ácido-base e os processos de titulação envolvendo titulante forte e base forte, assinale a alternativa que contém apenas as afirmações corretas:

Grupo de escolhas da pergunta



IV e V;


I, II, III, IV e V.


I, II, IV e V;


I, II e V;


II, IV e V;

💡 1 Resposta

User badge image

Will Miranda

I, II, IV e V;

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais