Buscar

Suponha que um laboratório precise determinar a concentração de ácido clorídrico (HCl) em uma solução comercial. Para isso, uma solução de hidróxid...

Suponha que um laboratório precise determinar a concentração de ácido clorídrico (HCl) em uma solução comercial. Para isso, uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) de concentração conhecida é adicionada lentamente à solução de HCl.
Tendo como referência a titulação de um ácido forte por uma base forte foram feitas algumas afirmações:
I. Durante a titulação de ácido forte (ex. ácido clorídrico) com base forte (ex. hidróxido de sódio), a solução muda de cor (indicador “fenolftaleína”) quando a quantidade de base adicionada é igual à quantidade de ácido presente na solução.
II. Na titulação de HCl com NaOH, o ponto de equivalência ocorre quando o número de mols da base adicionados é igual ao número de mols do ácido presente na solução.
III. A presença de impurezas na amostra que será titulada, normalmente não interfere na reação entre o titulante e a amostra.
IV. Normalmente os cálculos realizados durante uma titulação envolvem 4 momentos: 1. determinação do pH da solução inicial antes do momento em que a base é adicionada; 2. determinação do ponto de equivalência; 3. determinação do pH da amostras antes de atingir o ponto de equivalência; e 4. determinação do pH da amostra após a adição de excesso de titulante.
V. Um erro comum na titulação pode ter relação com a falta de padronização das soluções de titulante ou de referência.
Usando seus conhecimentos sobre as teorias ácido-base e os processos de titulação envolvendo titulante forte e base forte, assinale a alternativa que contém apenas as afirmações corretas:
I, II, IV e V.
II, IV e V;

Essa pergunta também está no material:

Q02 - Questionário 02_ 2023B - Química Analítica Ambiental (61987) - Eng Ambiental e Sanitaria
6 pág.

Química Analítica I Faculdade Católica PaulistaFaculdade Católica Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: I, II, IV e V. Explicação: I. Durante a titulação de ácido forte (ex. ácido clorídrico) com base forte (ex. hidróxido de sódio), a solução muda de cor (indicador “fenolftaleína”) quando a quantidade de base adicionada é igual à quantidade de ácido presente na solução. Essa afirmação está correta. II. Na titulação de HCl com NaOH, o ponto de equivalência ocorre quando o número de mols da base adicionados é igual ao número de mols do ácido presente na solução. Essa afirmação está correta. III. A presença de impurezas na amostra que será titulada, normalmente não interfere na reação entre o titulante e a amostra. Essa afirmação está incorreta, pois a presença de impurezas pode interferir na reação e afetar o resultado da titulação. IV. Normalmente os cálculos realizados durante uma titulação envolvem 4 momentos: 1. determinação do pH da solução inicial antes do momento em que a base é adicionada; 2. determinação do ponto de equivalência; 3. determinação do pH da amostras antes de atingir o ponto de equivalência; e 4. determinação do pH da amostra após a adição de excesso de titulante. Essa afirmação está correta. V. Um erro comum na titulação pode ter relação com a falta de padronização das soluções de titulante ou de referência. Essa afirmação está correta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais