Buscar

Uma das manifestações da política indigenista do século XX foi a formação de guardas de fronteira indígenas, fenômeno que contrasta marcadamente

Uma das manifestações da política indigenista do século XX foi a formação de guardas de fronteira indígenas, fenômeno que contrasta marcadamente com o atual estado do debate de segurança nacional. Em que o treinamento de guardas de fronteira indígenas na década de 1930 se diferencia do paradigma de segurança nacional atual?


💡 2 Respostas

User badge image

Sandra Goulart

No caso dos guardas de fronteira da década de 1930, os indígenas eram vistos como aliados do exército brasileiro, enquanto, no paradigma atual são vistos como um risco à segurança nacional.

5
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

O treinamento de guardas de fronteira indígenas na década de 1930 se diferencia do paradigma de segurança nacional atual, pois naquela época o objetivo era proteger as fronteiras do país de invasores estrangeiros, enquanto que atualmente o foco é na proteção contra ameaças internas e externas, como o terrorismo e o crime organizado. Além disso, a formação de guardas de fronteira indígenas na década de 1930 tinha como objetivo integrar os povos indígenas à sociedade brasileira, enquanto que o paradigma atual busca garantir a segurança do país como um todo.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais