Buscar

Qual a diferença entre patologia e fisiopatologia? A patologia é o estudo das alterações estruturais e funcionais em células, tecidos e órgãos que...

Qual a diferença entre patologia e fisiopatologia?

A patologia é o estudo das alterações estruturais e funcionais em células, tecidos e órgãos que fundamentam a doença, enquanto a fisiopatologia é o estudo dos processos fisiológicos e bioquímicos que ocorrem nos organismos vivos durante as doenças.
A patologia se concentra nas mudanças morfológicas que ocorrem no corpo durante a doença, enquanto a fisiopatologia se preocupa em entender os mecanismos pelos quais as manifestações clínicas de uma doença ocorrem e como elas podem ser previstas com base na alteração funcional de órgãos ou sistemas em diferentes níveis.
A patologia é o estudo das mudanças estruturais que ocorrem no corpo durante a doença, enquanto a fisiopatologia é o estudo das mudanças funcionais que ocorrem durante a doença.

Essa pergunta também está no material:

PATOLOGIA X FISIOPATOLOGIA
1 pág.

Fisiopatologia Centro Universitário Joaquim NabucoCentro Universitário Joaquim Nabuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A diferença entre patologia e fisiopatologia é a seguinte: - Patologia: é o estudo das alterações estruturais e funcionais em células, tecidos e órgãos que fundamentam a doença. A patologia se concentra nas mudanças morfológicas que ocorrem no corpo durante a doença. - Fisiopatologia: é o estudo dos processos fisiológicos e bioquímicos que ocorrem nos organismos vivos durante as doenças. A fisiopatologia se preocupa em entender os mecanismos pelos quais as manifestações clínicas de uma doença ocorrem e como elas podem ser previstas com base na alteração funcional de órgãos ou sistemas em diferentes níveis. Resumindo, a patologia está mais relacionada às mudanças estruturais que ocorrem no corpo durante a doença, enquanto a fisiopatologia está mais relacionada às mudanças funcionais que ocorrem durante a doença.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais