Buscar

Qual é a característica dos projetos contemporâneos de EJA? A concepção curricular dos atuais projetos de EJA não está subordinada à integração da...

Qual é a característica dos projetos contemporâneos de EJA?

A concepção curricular dos atuais projetos de EJA não está subordinada à integração da rede, mas a construção da valorização do sujeito como essência.
EJA trouxe categorias de análise até então invisíveis para a educação profissional, tais como gênero, etnia, opção sexual, éticas religiosas, proposta tida como fundamental para Freire.
A normatização do PROEJA ocorreu por Decreto, o que trouxe considerável desconforto para as escolas da rede federal de educação profissional, mas é a linha estatal defendida por Freire.
Os pressupostos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, tendo uma marca da obra de Paulo Freire, considera que o aluno aprendeu antes de entrar na escola, portanto sua promoção a qualquer tempo é possível, não há necessidade do cumprimento rigoroso do calendário escolar.
O EJA atualmente traz tensões e possibilidades para a instituição escolar que, muitas vezes, não são bem-vindas, causam constrangimento e incomodam, sendo que o projeto freiriano estabelecido em projetos, sendo uma deturpação.

Essa pergunta também está no material:

eja
1 pág.

Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A característica dos projetos contemporâneos de EJA é a valorização do sujeito como essência. A concepção curricular desses projetos não está subordinada à integração da rede, mas sim à construção da valorização do sujeito. Além disso, os projetos de EJA atualmente consideram categorias de análise como gênero, etnia, opção sexual e éticas religiosas, o que é fundamental para a proposta de Paulo Freire. A normatização do PROEJA ocorreu por Decreto, o que gerou desconforto em algumas escolas da rede federal de educação profissional, mas é a linha estatal defendida por Freire. Os pressupostos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, com influência da obra de Paulo Freire, consideram que o aluno já aprendeu antes de entrar na escola, possibilitando sua promoção a qualquer tempo, sem a necessidade de cumprimento rigoroso do calendário escolar. No entanto, é importante ressaltar que o EJA atualmente traz tensões e possibilidades para a instituição escolar, que nem sempre são bem-vindas e podem causar constrangimento e incomodo, especialmente quando há deturpações do projeto freiriano.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais