Buscar

Propriedades do ciclo de krebs?

💡 5 Respostas

User badge image

Dauane Nogueira

O ciclo de Krebs, também conhecido como ciclo do ácido cítrico ou ciclo do ácido tricarboxílico, é uma das principais vias metabólicas presentes nas células aeróbicas e tem como objetivo oxidar os grupos acetil das moléculas de acetil-CoA e produzir energia na forma de ATP. Algumas das principais propriedades do ciclo de Krebs são:

  1. Oxidação de acetil-CoA: O ciclo de Krebs começa com a oxidação do grupo acetil das moléculas de acetil-CoA, que são produzidas a partir da degradação de carboidratos, lipídios e proteínas.
  2. Produção de energia: Durante o ciclo de Krebs, ocorrem várias reações que liberam elétrons e prótons, que são capturados pelo NAD+ e FAD, gerando NADH e FADH2, respectivamente. Esses compostos, por sua vez, são usados ​​para produzir ATP na cadeia respiratória mitocondrial.
  3. Regulação: O ciclo de Krebs é regulado por várias enzimas que controlam a taxa de fluxo de metabólitos através da via. Essas enzimas são reguladas por vários fatores, incluindo a disponibilidade de substratos, a demanda energética da célula e a presença de inibidores e ativadores.
  4. Integração metabólica: O ciclo de Krebs está integrado com outras vias metabólicas, como a glicólise, a lipólise e a biossíntese de aminoácidos. Isso permite que as células utilizem diferentes fontes de energia e nutrientes para produzir ATP e outros compostos necessários para a sobrevivência celular.
  5. Produção de precursores biossintéticos: Além de produzir energia, o ciclo de Krebs também produz precursores para a síntese de aminoácidos, nucleotídeos e outras moléculas importantes para a célula.


0
Dislike0
User badge image

Lais Vitoria

Produção de energia em forma de ATP
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais