Buscar

2 - O Parasitismo é a associação entre seres vivos, em que existe unilateralidade de benefícios, sendo um dos associados prejudicados pela associaç...

2 - O Parasitismo é a associação entre seres vivos, em que existe unilateralidade de benefícios, sendo um dos associados prejudicados pela associação. Podemos ter vários tipos de parasitos, entre eles o parasito acidental, o parasito facultativo e o parasito obrigatório. Explique a diferença entre eles.
R= Visto que, no Parasitismo, ocorre um comprometimento biológico, o Parasito Acidental é aquele que parasita algum hospedeiro que não faz parte do seu ciclo biológico normal. O Parasito Facultativo é o que pode viver parasitando, ou não, um hospedeiro, podendo desenvolver-se tanto em seres vertebrados e/ou invertebrados, quanto em qualquer outra matéria orgânica. Quando este parasito não está parasitando, pode ser chamado de “vida livre”. O Parasito Obrigatório é aquele que se caracteriza como incapaz de viver fora do hospedeiro, podendo morrer se este também o fizer.


Essa pergunta também está no material:

Atividade de Introdução à Parasitologia
2 pág.

Agentes Infecto-parasitários Universidade do Estado do AmazonasUniversidade do Estado do Amazonas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No parasitismo, existem diferentes tipos de parasitas: o parasita acidental, o parasita facultativo e o parasita obrigatório. A diferença entre eles é a seguinte: - Parasita acidental: é aquele que parasita um hospedeiro que não faz parte de seu ciclo biológico normal. Ou seja, ele acaba infectando um hospedeiro acidentalmente, sem que esse seja o seu alvo principal. - Parasita facultativo: é aquele que pode viver parasitando um hospedeiro, mas também pode viver de forma independente, sem parasitar. Ele tem a capacidade de se desenvolver tanto em seres vertebrados e/ou invertebrados, quanto em qualquer outra matéria orgânica. Quando não está parasitando, é chamado de "vida livre". - Parasita obrigatório: é aquele que depende completamente do hospedeiro para sobreviver. Ele é incapaz de viver fora do hospedeiro e pode até morrer se o hospedeiro também morrer. Essas são as diferenças entre os diferentes tipos de parasitas no parasitismo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais